Nosso trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre interfaces entre tecnologias digitais, qualidade de vida e agência de professores. A introdução das tecnologias digitais nas escolas foi um processo marcado por otimismos e discursos de “inovação”. No entanto, pensando nesses recursos enquanto linguagem e em seus diferentes empregos, entendemos que podem favorecer ou resistir às ideologias e às relações de dominação sobre a práxis docente. Assim, revisamos e analisamos publicações científicas sobre o papel e o lugar das tecnologias digitais no agenciamento de educadoras do Ensino Fundamental Anos Iniciais relacionando-a à qualidade de vida. Para isso, determinamos os descritores, combinados com operadores booleanos, aplicados em quatro bases de dados. Inicialmente, obtivemos um número expressivo de resultados, que foram incluídos e excluídos respeitando critérios. Após a leitura dos materiais e categorização das obras, concluímos que as tecnologias digitais, utilizadas para facilitar a prática do professor, em alguns casos, aumentam essa carga horária, comprometendo o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Além disso, a agência docente pode ser tanto fortalecida quanto limitada, dependendo dos empregos dessas tecnologias. Por isso, retomar a criticidade implica pensar contribuições e desafios desses recursos no agenciamento docente, bem como o bem-estar dos educadores.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual