O presente trabalho objetivou analisar os possíveis impactos do feedback efetivo nas diversas dimensões do engajamento discente, através da utilização de diários de aprendizagem produzidos por estudantes de licenciatura. Para tanto, caracterizado como um estudo de caso, através da Análise de Conteúdo, investigaram-se 130 diários de licenciandos em Letras - Línguas Adicionais (Inglês, Espanhol e respectivas literaturas) da UNIPAMPA, no campus Bagé. Através da identificação de indícios de engajamento e da percepção dos estudantes sobre a troca de devolutivas, os diários produzidos no contexto da pandemia evidenciaram os aspectos emocionais, compreendendo momentos de angústia. Quanto ao feedback, ele contemplou a caracterização efetiva, já que não foi direcionado apenas para um viés cognitivo. Como resultados mais eminentes, destaca-se que as dimensões de engajamento emocional e comportamental foram os mais indiciados na análise proposta, referindo-se, mais uma vez, ao contexto referente à COVID-19 e suas implicações para a saúde mental, bem como as novas práticas de ensino adotadas. Assim, os diários de aprendizagem, além de propiciarem a investigação de evidências voltadas ao engajamento e feedback eficaz, também permitem que os estudantes desenvolvam uma experiência enriquecedora e pessoal, principalmente quanto à aquisição de Línguas Adicionais, foco do curso em análise.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual