Relevância da pesquisa científica na prática docente

  • Autor
  • Andrei Luan Scholles
  • Co-autores
  • Flavia Izabel Keske Cassemiro , Magna Lima Magalhães , Sandra Maria Costa dos Passos Colling
  • Resumo
  • Este texto aborda a importância da pesquisa de iniciação científica na prática docente no Ensino Fundamental. Para tanto, a metodologia utilizada foi de entrevista com professoras e observação in loco em uma Feira de Iniciação Científica no município de Portão/RS. Como suporte teórico utilizou-se Varela e Maturana refletindo sobre teorias do conhecimento e a relação com os paradigmas, bem como os estudos de Pedro Demo e Paulo Freire, especialmente no que se refere à autonomia dos estudantes diante dos desafios da pesquisa. Observou-se na prática que, tanto os docentes quanto os discentes, apresentam-se motivados e comprometidos com os processos desenvolvidos na busca de alternativas que possam responder às mais variadas questões norteadoras de suas investigações.  Além disso, as temáticas abordadas pelos estudantes demonstram um interesse em abordar questões sociais, culturais e ambientais, contribuindo com a coletividade. Logo, podemos concluir que a pesquisa de iniciação científica como prática docente é de suma relevância para o ensinar/aprender.   

  • Palavras-chave
  • Docência, Ensino Fundamental, Pesquisa, Paradigmas.
  • Área Temática
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Comitê Organizador

Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)

Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)

 

Comitê Científico Permanente:

Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta

Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)

Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)

Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)

Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)

Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)

Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)

Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)

Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)

Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)

Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)

Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)

Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)

Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)

Dados catalográficos:

Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

e-ISSN: 2763-5120

Nome da Editora: Editora CLAEC

Cidade: Foz do Iguaçu

Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.

Periodicidade: Anual