O presente texto tem por objetivo discutir a formação leitora de professores e o processo de letramento literário na formação continuada, enfatizando que é necessário renovar urgentemente a prática de formar professores. A metodologia do artigo é de uma pesquisa qualitativa, com pesquisa bibliográfica teórica com as obras do autor RildoCosson (2022, 2023), Soares (1998, 2020), Zeichner( 2008), Nóvoa (2017) dentre outros teóricos. Os professores precisam ser preparados para que sejam profissionais reflexivos que possam avaliar o valor de suas práticas. Neste artigo, discutiremos a importância da formação leitora na educação, além do valor da leitura e da sala de aula transformadora. Os alunos não carecem ser ensinados a simplesmente decodificar textos, mas também criticar o texto e passar pelo que o texto diz. Os professores devem ser responsáveis por formar alunos críticos em termos de letramento literário e criar novas abordagens críticas em relação aos métodos tradicionais. Ler literariamente não significa aplicar textos literários, significa usar literatura para refletir sobre a vida social. O diagnóstico executado destaca a necessidade de uma formação continuada para professores trabalharem com literatura e o letramento literário de uma maneira mais reflexiva no cotidiano da sala de aula. A criação de uma escola coerente e a construção de um letramento literário dos alunos demanda um trabalho considerável de formação dos professores, com o objetivo de construir uma sólida base teórica. Devemos levar em consideração não apenas o lado prático do processo de ensino, mas também entender a cultura social dos educadores e a maneira como eles interpretam as verdadeiras motivações para suas ações. A combinação de conhecimento teórico e prático na formação dos professores é crucial para a qualidade da educação, que tentará promover o letramento literário dos alunos de maneira abrangente.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual