Há muito tempo é lugar comum nos estudos literários a ideia de que a literatura oportuniza, por meio de suas representações fictícias, não apenas experiências distintas pelo contato com a arte, mas, também, um tipo significativo de valor cognitivo. Por conta disso, não raras as vezes encontram-se recomendações da leitura de clássicos em função de seu potencial valor formativo para a psique humana. É o caso, por exemplo, da política brasileira de remição de pena pelo estudo no sistema prisional, pautada pela premissa de reinserir o indivíduo no meio social pelas vias do literário. Em vista disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma breve incursão nas discussões sobre a questão do conhecimento através da literatura, no âmbito da estética analítica, disciplina filosófica inaugurada no século XVIII. Com abordagem qualitativa, articulam-se questionamentos e conceitos-chave na construção das teorias cognitivistas, a partir da leitura de autores como Peter Lamarque, John Gibson e Gordon Graham. Considera-se, também, para análise, desafios conceituais propostos pela tradição analítica herdada de Frege, a partir da publicação de Sobre o sentido e a referência. Espera-se, com isso, investigar sentidos por meio dos quais se pode dizer que a literatura oportuniza, ao leitor, perspectivas distintas de apreender a si mesmo e a realidade circundante. Evidencia-se, ao final do artigo, uma maneira alternativa de avanço epistêmico que não partilha dos métodos investigativos comum às ciências. Constata-se, ainda, a necessidade de continuidade na investigação da questão pelo diálogo interdisciplinar, para colocar em evidência, também, a presença ativa do leitor.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual