Orientado pela visada decolonial, este trabalho está pautado em metodologia qualitativa, interpretativista, exploratória, e de cunho interdisciplinar. Trata-se de um estudo de relevância social que pode contribuir com reflexões sobre as relações entre educação e democracia, especialmente em tempos tão desafiadores à vivência democrática. Seu problema motivador é investigar como discursos advindos do ambiente on-line apresentam relações de sentido entre os conceitos de educação e democracia. Para a análise de discursos recorre-se às contribuições de Bakhtin e o Círculo, segundo as quais a linguagem representa meio de expressão de múltiplos discursos, materializados por enunciados carregados de sentidos/marcas ideológicas. Aqui, considera-se que a análise de discursos oriundos do ambiente digital possa contribuir para melhor compreensão de diferentes discursos presentes no ambiente off-line. Como objetivo geral, propõe-se a analisar as noções de democracia e suas interfaces com a educação, tomadas a partir de discursos presentes no ciberespaço. Especificamente, espera-se: i) identificar enunciados publicados nos sites Brasil Paralelo e Brasil de Fato; ii) investigar nos discursos analisados as suas implicações para a educação; iii) resenhar proposições sobre educação e democracia a partir de pesquisa bibliográfica. Para levantamento de dados recorreu-se às ferramentas de busca das próprias páginas analisadas, sendo considerados enunciados publicados entre janeiro de 2016 e dezembro de 2023. Foram utilizados oito termos de busca relacionados à díade democracia e educação, sendo os links selecionados reunidos em planilhas. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica para a produção de resenhas teóricas que, intercruzada com os dados advindos do ciberespaço, sustentou as análises.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual