O presente trabalho, desenvolvido a partir da prática educativa no curso de Pedagogia-Licenciatura da UERGS, investiga o fenômeno das "presenças ausentes" no campo educacional brasileiro, a partir da manutenção da concepção hegemônica da educação nacional. Observa- que o currículo prescritivo, de caráter eurocêntrico, exclui saberes e culturas que compõem a diversidade cultural do país, o que perpetua desigualdades e limita a construção de uma identidade cultural inclusiva. A pesquisa problematiza a invisibilidade de determinados contextos e práticas sociais no currículo formal e reflete sobre a relação entre essa invisibilidade e a fragilidade na formação inicial e continuada de professores. A metodologia envolve análise documental e diálogos pedagógicos com os alunos, destacando a necessidade de uma abordagem crítica e contextualizada no campo educacional, que promova a inclusão de saberes diversos e a superação das práticas pedagógicas hegemônicas. O artigo sugere que, para efetivar uma educação de qualidade, é fundamental reconhecer e integrar a pluralidade cultural e social brasileira no currículo escolar. Para isso, torna-se necessário adotar uma pedagogia contra-hegemônica que considere o contexto situacional dos alunos, possibilitando a prática de ações pedagógicas que sejam realmente de qualidade e que superem abordagens que, por meio de práticas prescritivas, perpetuam a ordem social vigente através das práticas educativas. Além disso, o texto investiga a fragilidade na formação de professores como um fator que contribui para a manutenção de uma prática educativa que preserva a concepção hegemônica de educação.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual