Este artigo se originou das reflexões da prática do estágio curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. Este relato de experiência, ocorreu a partir da revisitação das memórias, das anotações pessoais das vivências e práticas ocorridas durante o estágio e dos registros finais contidos nos relatórios de estágio. Esse período foi fundamental para compreender como as emoções vividas pelo professor, quando conduz os processos de aprendizagens das crianças, são informadas estruturando e definindo a forma pela qual os aprendizes reagem. Na medida em que conscientizamos nossas emoções e aprendemos a observar e considerar nossa atividade psíquica, percebemos que conseguimos realizar uma prática educativa mais coerente com os propósitos que estabelecemos. O contexto da prática pedagógica da escola e da sala de aula são ricos para que o professor possa aprender sobre a interioridade do ser humano e se tornar um lugar de realização do professor e das crianças. Partiu-se do entendimento da Pedagogia Ontopsicológica a qual, trouxe as descobertas do campo semântico e do Em Si ôntico, conhecimentos que, foram internalizados e vividos, sendo que, nos relatos deixa-se as evidências de como estes conceitos foram importantes para a nossa formação profissional em pedagogia.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual