A pesquisa "Subjetividades docentes em tempos de caos: criações" investiga as estratégias dos professores para enfrentar o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e seus impactos nas práticas de ensino-aprendizagem. Divide-se em duas etapas: A primeira, já concluída, focou em como o ERE, surgido como solução para a continuidade do processo educacional durante a pandemia, impactou as práticas e subjetividades dos professores. A metodologia incluiu uma revisão bibliográfica de 21 artigos sobre práticas pedagógicas no ensino remoto e a organização de um evento com a participação de professoras contando sobre suas experiências de atuação. Essa etapa resultou na publicação de dois artigos, revelando que a pandemia, além de tudo, gerou angústia e ansiedade nos professores, bem como a necessidade de adaptação a novas tecnologias e métodos de ensino; A segunda etapa, em andamento, visa mapear os processos inventivos utilizando a cartografia. O estudo do método se iniciou com a leitura de autores como Bedin (2014), Passos, Kastrup e Escóssia (2012) e Larrosa (2002), além da organização e participação da equipe no curso "Cartografia, um território de encontros: experimentações metodológicas de pesquisa em educação" em setembro deste ano. A investigação destaca, então, o enfraquecimento do paradigma tradicional de ensino devido ao ERE, evidenciado pela adoção de metodologias ativas e a necessidade de estreitamento da relação entre escola e família. Do mesmo modo, ressaltamos a importância do empreendimento em termos de estudos e aprendizagens sobre modos de fazer pesquisa, a fim de criar procedimentos que comportem as complexidades da contemporaneidade.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual