Este trabalho aborda sobre a inclusão escolar de alunos surdos, prevista na Constituição Federal (1988) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), visando garantir que esses alunos participem ativamente do processo de ensino-aprendizagem, superando o risco de segregação e estigmatização no ambiente escolar. Tem como objetivo promover a reflexão sobre a inclusão escolar e o desenvolvimento educacional de alunos surdos por meio de práticas pedagógicas que assegurem um ambiente linguístico adequado, com foco no ensino comum e no AEE. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, baseada em documentos legais que discutem a educação de alunos surdos. A Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski fundamenta a análise, ressaltando que o desenvolvimento humano ocorre por meio das interações sociais e da mediação pela linguagem. Sem um ambiente linguístico adequado, alunos surdos enfrentam barreiras que comprometem seu aprendizado e sua integração social. Os resultados apontam que a inclusão efetiva exige não apenas a presença física dos alunos nas escolas, mas práticas pedagógicas bilíngues, suporte contínuo por meio do AEE, e capacitação permanente de professores e intérpretes de Libras. A criação de materiais acessíveis e recursos tecnológicos, aliados à promoção de interações significativas, são fundamentais para consolidar ambientes inclusivos. Portanto, este trabalho conclui que a educação dos alunos surdos deve ser equitativa e transformadora, garantindo igualdade de oportunidades e respeito à diversidade linguística, permitindo que esses alunos desenvolvam plenamente suas potencialidades, fortaleçam sua autonomia e se insiram plenamente na sociedade.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual