O trabalho consiste no relato de experiência de uma atividade de ensino-aprendizagem desenvolvida no Ensino de Sociologia no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) num Campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense, enquanto professora substituta de Sociologia na instituição no período de 2021-2023. O objetivo do relato consiste em apresentar a metodologia, os recursos utilizados com as turmas do Terceiro Ano dos cursos técnicos na modalidade integrada e uma breve discussão teórica que embasou a prática docente, a fim de compartilhar a experiência e práticas educativas, como um momento de reflexão sobre a ação pedagógica no âmbito do ensino. As turmas na qual foi desenvolvida a experiência relatada envolvia estudantes com faixa etária entre 18 e 19 anos. A perspectiva teórica que embasou a atividade envolveu a perspectiva freireana, de bell Hooks e Thomas Marshall. Os materiais utilizados como recurso pedagógico foram o Estatuto da Juventude (Lei Nº 12.852/2013); o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 13.146/2015); o Estatuto do Idoso (Lei Nº 10.741/2003) e o Estatuto da Igualdade Racial (Lei Nº 12.288/2010). Os materiais foram disponibilizados aos estudantes em sala de aula para que pudessem conhecer e manusear os documentos de modo a tornar mais concreto as discussões e o aprendizado em torno dos conteúdos de cidadania; direitos civis, políticos e sociais; e das políticas públicas. Além disso, foram realizadas uma roda de conversa e uma atividade complementar sobre os estatutos abordados no encontro. O manuseio dos materiais físicos possibilitou o contato, a aproximação com as legislações, assim como o conhecimento de seus direitos e onde os mesmos estão previstos para que possam exercer uma cidadania plena e não apenas formal. A utilização dos estatutos como recurso pedagógico também pode ser uma prática educativa desenvolvida com outras turmas no Ensino de Sociologia.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual