A observação do céu e a criação de poesia

  • Autor
  • Thays Ukan Pereira
  • Resumo
  • A poesia é uma das formas de arte mais antigas de que se tem registro. Entre todos os escritos da humanidade, os primeiros são poemas de Enheduana, princesa do império Acádio, que viveu durante o século XXIII a. C.. Suas poesias eram dedicadas a Inana, deusa do céu e da terra, figura feminina associada ao amor e à fertilidade que brilhava no céu nos fins de tarde ou nos inícios das manhãs, a depender do ciclo: Inana é o planeta Vênus. Mas são diversas as culturas que produziram textos poéticos partindo da observação do céu. Podemos nos lembrar dos Maias com o Popol Vuh, dos indianos com os vedas, dos Gathas de Zoroastro, a Epopeia de Gilgamesh, a Ilíada de Homero, Eneida de Virgílio, astronômicas de Marcus Manilius, exemplos de textos poéticos antigos que foram escritos a partir de uma profunda relação, observação e conhecimento do céu. Mais contemporâneos podemos mencionar Matsuo Bash? e seus escritos sobre a Lua e Fernando Pessoa, poeta português e também astrólogo. Essa relação entre a poesia e o céu está possivelmente ligada à capacidade humana de associar as formas do mundo e de unir o céu e a terra através das similitudes. As similitudes são aquilo que torna possível unir, novamente, o que foi separado pela distância e pela matéria. Neste trabalho, proponho uma reflexão a partir da teoria das assinaturas e das similitudes, para pensar sobre o processo de criação de poesias e como a observação do céu e sua tradução são constitutivos e fundamentais nas práticas poéticas de várias e vários poetas. Nesse sentido, a poesia é compreendida, neste trabalho, nos termos de Giorgio Agamben: como a linguagem própria daqueles que fazem magia e que, enquanto um gesto, é capaz de destituir a linguagem da sua operação habitual: a operação de comunicabilidade.

  • Palavras-chave
  • poesia; gesto; ciência; astrologia; criação
  • Área Temática
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Comitê Organizador

Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)

Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)

 

Comitê Científico Permanente:

Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta

Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)

Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)

Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)

Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)

Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)

Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)

Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)

Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)

Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)

Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)

Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)

Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)

Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)

Dados catalográficos:

Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

e-ISSN: 2763-5120

Nome da Editora: Editora CLAEC

Cidade: Foz do Iguaçu

Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.

Periodicidade: Anual