Compreendendo que a formação de professores é um dos pontos centrais das discussões sobre inclusão, esta pesquisa buscou identificar se os professores da Educação Básica tiveram durante suas formações inicial ou continuada vivências relacionadas à inclusão e refletir sobre o papel da universidade nesse processo. O estudo de caso é um aprofundamento do Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido na Universidade Federal do Pampa, cujos dados foram recolhidos por questionário online e analisados com base na Análise de Conteúdo. Contou com a participação de 23 professores da rede pública de ensino da cidade de Dom Pedrito, situada na Região da Campanha do Rio Grande do Sul. Os resultados evidenciaram que mais da metade dos profissionais não tiveram contato com os pressupostos inclusivos durante a formação inicial e menos de um terço cursou uma componente curricular específica sobre inclusão durante a licenciatura. Boa parte dos professores tiveram o primeiro contato formativo com a Educação Inclusiva na formação continuada, por meio de componentes nas especializações e/ou capacitações oferecidas pelas instituições de ensino que atuam. Apesar disso, a maioria reconhece que a formação recebida para atuar com estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ainda é insuficiente. Os resultados mostram que as universidades precisam assumir um papel mais ativo no que se refere à formação para diversidade. Para tanto, devem promover espaços de discussão por meio da ampliação de projetos de ensino e de extensão, inserir em seus projetos pedagógicos de curso componentes curriculares e conteúdos que abordem a Educação Inclusiva para além das disciplinas previstas em lei, e ampliar a oferta de formação continuada a partir dos interesses dos professores.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual