Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que visou desenvolver práticas com base numa proposta didático-pedagógica da Pedagogia da Afetividade de Wallon (1879-1962) nas aulas de Língua Inglesa (LI) em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Desenvolver atividades nessa perspectiva, justifica-se pelo fato de que esses alunos retornaram ao ensino presencial em 2022, após dois anos de isolamento e distanciamento social devido à pandemia, necessitando reaprender a aprender no convívio presencial. As aulas foram elaboradas e desenvolvidas pensando em tarefas que considerassem a (re)construção de relações afetivas e abordassem as questões socioemocionais dos estudantes, pois é importante a integração desses jovens em um mundo onde as interações interpessoais frequentemente migram para o virtual e, por vezes, os alunos enfrentam desafios na sala de aula presencial. Numa perspectiva vygotskyana, as relações afetivas estabelecidas desde o contexto institucional até as interações entre professor(a)-aluno(a), aluno(a)-aluno(a) e aluno(a)-recursos didáticos desempenham um papel crucial para aprendizagem. Dado que a LI carrega um poder simbólico significativo, a comunicação nesse idioma incentiva os estudantes a refletirem sobre sua identidade como sujeitos em um mundo globalizado e sobre suas relações afetivas com o "outro". Assim, as aulas foram planejadas para proporcionar atividades que estimulassem o desenvolvimento da empatia, autonomia, protagonismo e pensamento crítico dos alunos, ao mesmo tempo em que aprendiam a língua-alvo de forma humanizada. Além da exposição teórica, este artigo descreve algumas atividades realizadas, acompanhadas de uma análise dos dados coletados de questionários e observações das interações, registradas em um diário de campo. Os resultados sugerem que há um maior interesse dos alunos em relação à aprendizagem do idioma quando a pedagogia do afeto é trazida à luz.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual