O texto analisa os impactos ao ensino produzidos ainda no pós-pandemia seguido da emergência climática instaurada no Rio Grande do Sul, elementos que revelaram de forma definitiva o quão imprescindível têm sido para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul reestruturar-se, repensar seu currículo a fim de propor uma formação docente que possa dar conta dos mais diversos cenários impostos, bem como possibilitar ao professor reconhecer-se nestas situações adversas, buscando possibilidades de ressignificação da ação pedagógica ofertada aos acadêmicos, encontrando na universidade respaldo para novos olhares. O problema de pesquisa proposto se alicerçou na seguinte provocação: Como estruturar a docência enquanto ação educativa que promova um processo pedagógico intencional, metódico, que possibilite o repensar da teoria pedagógica a partir da realidade vivenciada? O objetivo geral consiste em verificar a partir do cenário educacional vivenciado por uma professora universitária, as indagações e dificuldades observadas no ensino superior que podem produzir barreiras à formação dos acadêmicos. Para a elaboração deste estudo foi utilizada a abordagem qualitativa, quanto aos objetivos caracteriza-se como descritiva, quanto aos procedimentos técnicos trata-se de um estudo de caso.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual