O presente ensaio tem como objetivo refletir sobre a Educação Prisional no Brasil à luz da convergência entre neoliberalismo e neoconservadorismo, analisando como essas ideologias impactam a efetivação dos direitos das pessoas privadas de liberdade, exemplificando alguns impactos e trazendo um possível caminho a ser melhor desenvolvido em estudos posteriores, através de perspectivas oferecidas pela Educação Popular como uma alternativa de resistência e transformação frente ao modelo punitivista e excludente predominante no sistema prisional. Dividido em três partes, o estudo inicia com a discussão sobre a consolidação do neoliberalismo e neoconservadorismo no cenário brasileiro e seus efeitos nas políticas públicas. Em seguida, explora as consequências dessa convergência para a Educação Prisional, evidenciando como discursos de punição e controle social moldam práticas excludentes nas prisões. Por fim, apresenta a Educação Popular como uma alternativa de resistência, baseada em justiça social e emancipação, apontando para a necessidade de políticas que promovam a inclusão. A reflexão final aponta a Educação Popular como um caminho não para transformar – diante da impossibilidade desse sistema - mas para desenvolver uma educação prisional com práticas que visam o reconhecimento e a valorização dos saberes e experiências dos encarcerados. A proposta é que, ao fortalecer uma educação para a liberdade e o desenvolvimento da autonomia crítica, a Educação Popular permita aos detentos reconstruírem suas identidades e projetarem um futuro diferente, vislumbrando uma sociedade mais justa e inclusiva.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual