O presente artigo analisa como as escolas atuam na prevenção ao abuso sexual das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Para atingir este objetivo foram questionados professores dos anos iniciais do ensino fundamental de algumas escolas do município de Bagé a respeito de qual a eficácia das medidas preventivas relacionadas ao abuso sexual infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental e quais as medidas propostas para a compreensão e auxílio aos alunos. Para alcançar uma compreensão mais profunda nos beneficiamos do respaldo identificado no ECA e nas legislações vigentes. A pesquisa utilizada foi pesquisa qualitativa descritiva do tipo pesquisa-ação. Os dados da pesquisa foram extraídos a partir da análise de dois questionários e também da oferta de uma ação de intervenção em formato de uma formação, que foi oferecida aos professores. Para análise dos dados foram elencadas quatro categorias: inicialmente foi analisado perfil dos sujeitos de pesquisa, logo após, análise de discussão, em seguida os desafios ou dificuldades enfrentadas para abordar o tema e por fim foi realizada uma análise dos dados da proposta de intervenção ofertada, visando perceber se os sujeitos da pesquisa-ação encontrariam dificuldade em compreender o material fornecido. A partir da fase de intervenção foi possível constatar que os professores, indivíduos da pesquisa-ação em sua maioria não abordavam o tema e agora percebem novos métodos, mostraram não ter dificuldade para aplicação das propostas, consideraram pertinentes.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual