Este artigo aborda a formação do/a professor/a universitário/a e a atuação na contemporaneidade, pautada pelas tecnologias digitais, ilustrado com o relato da realização de estágio docente no Curso de Direito de uma Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul, enquanto atividade da disciplina de Docência no Ensino Superior. Também, aborda o papel dos Programas Stricto Sensu na formação docente, haja vista a determinação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de que compete aos Programas de Pós-Graduação a formação para o exercício do magistério superior. Buscou-se compreender os aspectos que envolvem a formação docente, com reflexão sobre a utilização das tecnologias em sala de aula e os diversos métodos de ensino e aprendizagem. O trabalho desenvolveu-se a partir de um estudo qualitativo dos documentos institucionais e dos Plano de Ensino das disciplinas, nas quais foi realizado o estágio. A experiência possibilitou compreender a relação existente entre a teoria e a prática da docência no Ensino Superior, bem como, a atuação satisfatória do/a professor/a, que tem como dever visar ao desenvolvimento adequado dos/as estudantes com práticas reflexivas, acarretando em um ensino de qualidade, por meio da interdisciplinaridade e da utilização de diversos recursos que possibilitem a atenção e interação dos/as educandos/as.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual