Este resumo expandido é o resultado de uma pesquisa na abordagem qualitativa do tipo pesquisa descritiva. A problemática central partiu de um questionamento das alunas participantes deste trabalho que levantaram questionamentos como: “Por que os professores enfrentam dificuldades na aplicação de metodologias diversificadas e na avaliação da aprendizagem dos alunos”? Para a construção do referencial teórico buscaram apoio em: Bacich e Moran ( 2018), Cosme ( 2020), Condemarin e Medina (2008) Camargo e Daros (2018) entre outros. Para coletar dados foi criado um formulário no aplicativo Forms e enviado a professores de diferentes níveis de ensino, onde foram emitidas as respostas de oito participantes que foram indicadas como professores 1 a 8, e suas respostas foram analisadas pela metodologia de Análise de Conteúdo segundo Bardin (2016). As categorias levantadas foram: descrição, metodologias ativas, metodologias ativas e avaliação da aprendizagem. Na primeira categoria foram detalhadas o nível de atuação das mesmas, uma no serviço de Atendimento Educacional Especializado, três que atuam desde os anos iniciais, Anos Finais até o Ensino Médio, uma que leciona na Educação Superior ministrando as disciplinas de Psicologia Escolar e da Educação e Desenvolvimento II. É possível perceber que as problemáticas enfrentadas pelas mesmas são diversas. As que atuam na Educação Básica manifestaram que trabalham com metodologias ativas, trabalham com projetos de ensino e utilizam a prática da sala de aula invertida, sempre colocando os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem, para envolve-los nos conteúdos de ensino. E constataram com surpresa um grande envolvimento dos alunos na proposta da sala de aula invertida.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual