Neste texto, problematizamos o exercício da autonomia do professor frente à análise automatizada dos dados, característica da plataformização educacional, a partir das Trilhas de Leitura produzidas pela plataforma de leitura digital Árvore. Neste viés, as ancoragens teóricas voltam-se para abordagens pós-estruturalistas, inserindo-se no campo dos Estudos Culturais em Educação, tomando como ferramenta teórico-metodológica o conceito de plataformização, a partir de autores como Van Dijck, Poell e De Waal (2018) e Van Dijck (2022). Para tanto, consideramos quatro Trilhas de Leitura, tendo como recorte produções endereçadas ao livro A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector, elaborada pela curadoria da Árvore, e uma Sequência Didática a partir do livro Clarice Lispector para meninas e meninos, da Coleção AntiPrincesas, de autoria de Nadia Fink, elaborada pelas autoras. Os resultados indicam a necessidade de um olhar mais atento para ofertas de “soluções de leitura” tidas como inteligentes, tendo em vista que as Trilhas de Leitura reduzem o processo educacional à aprendizagem de conteúdos em processos imediatistas e de curta duração, que excluem a proatividade de professores e alunos participantes. Além disso, as Trilhas são fruto de uma concepção na qual a aprendizagem pode ser monitorada, gerenciada e controlada, com base em inferências e predições realizadas sob complexa análise de dados massivos, buscando oferecer soluções customizadas aos estudantes ao invés de abrir espaços para a intervenção do professor, esvaziando a prática docente.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual