A leitura é um instrumento de transformação social e a escola representa um ambiente privilegiado para implementar práticas de letramento, visto que é o lugar onde a pluralidade cultural acontece possibilitando o envolvimento de práticas sociais. A leitura literária, quando compartilhada e discutida, conduz os jovens a compreender o potencial humanizador e transformador que a literatura possui, enriquecendo sua compreensão sobre si mesmos e sobre o mundo. Diante da relevância que a literatura tem na vida dos estudantes, ressalta-se a importância de ampliar o contato com a leitura literária no componente curricular de Língua Portuguesa, nos anos finais, por meio da implementação de ações visando o incentivo à leitura literária na sala de aula. Dessa forma, este trabalho objetiva investigar a aplicabilidade da sequência básica, método desenvolvido por Cosson (2012), juntamente com o uso dos diários de leitura, como estratégias para incentivar a leitura literária e promover o letramento literário. A metodologia adotada foi a de intervenção pedagógica, com abordagem qualitativa, segundo Damiani et al. (2013). Para a coleta de dados, utilizou-se análise documental, questionário e observação participante, com o intuito de obter uma compreensão detalhada das interações dos estudantes com o material literário e das percepções sobre a prática de leitura literária. Em relação ao tratamento dos dados coletados na pesquisa, utilizou-se a análise textual discursiva, com base em Moraes e Galiazzi (2016).
Palavras-Chave: Leitura literária; Ensino Fundamental; Letramento literário.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual