O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por comprometimentos na interação social, comunicação e comportamentos repetitivos. Nesse sentido, os autores desenvolveram o livro sensorial denominado de "Floresta das Sensações", que tem o propósito de promover a inclusão e o desenvolvimento integral de alunos com TEA na educação infantil. Este recurso didático físico foi concebido para proporcionar uma experiência de aprendizagem interativa através de estímulos sensoriais variados, com foco na regulação sensorial, desenvolvimento de habilidades motoras, aprendizagem de conceitos, melhoria da comunicação e interação social. O livro sensorial "Floresta das Sensações" apresenta diversas vantagens para as crianças com TEA, como a estimulação dos sentidos através de texturas, sons e imagens, favorecendo a integração sensorial. O recurso também promove o desenvolvimento de habilidades motoras finas por meio da manipulação dos elementos táteis. Além disso, a contação de histórias e exploração do livro em grupo estimula a interação social, a comunicação e o engajamento dos alunos. O recurso didático foi produzido em uma máquina de corte à laser, utilizando MDF e outros materiais de baixo custo, como algodão, lã, bombril, palitos, plástico bolha, cravo-da-índia, pena de aves, para representar texturas e outras características. A sequência didática do recurso envolveu a contação de uma história e a exploração tátil do mesmo pelos alunos. Fundamentado na importância da estimulação sensorial e da aprendizagem lúdica, este recurso oferece uma experiência adaptada às necessidades das crianças com TEA.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Educação Infantil; Recurso Didático; Estimulação Sensorial.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual