A democratização do conhecimento é objetivo central de políticas educacionais no Brasil. O ensino público, gratuito, de qualidade e para todos é defendido como condição para uma sociedade mais justa. Nesse sentido, o estudo investiga como os cursos online abertos massivos (MOOCs) contribuem para a democratização do conhecimento no setor de turismo cultural no Brasil, com foco no curso de Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais, ofertado pelo IFRS - campus Osório no formato massivo. A pesquisa, de natureza aplicada e com abordagem qualitativa, utiliza o método de estudo de caso para examinar o perfil sociodemográfico dos participantes, incluindo renda, cor/etnia e taxa de conclusão. A coleta de dados foi realizada entre outubro de 2023 e março de 2024, por meio de análises documentais dos registros administrativos do curso, que incluíram dados demográficos e a taxa de conclusão dos estudantes. Os resultados indicam que os MOOCs desempenham um papel significativo na democratização do acesso à educação, permitindo que indivíduos de diversos contextos socioeconômicos, incluindo camadas populares, se capacitem para atuar no turismo cultural. A flexibilidade e a acessibilidade do curso investigado impactaram fortemente a inclusão dessas camadas, promovendo o desenvolvimento profissional. Conclui-se que os MOOCs podem ser uma ferramenta eficaz para ampliar o acesso à educação de qualidade, fortalecer o setor de turismo cultural no Brasil e superar barreiras tradicionais de acesso à educação. Além disso, eles promovem a valorização do patrimônio cultural e formam profissionais qualificados para atuar nesse campo, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e informada.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual