PERFIL SÓCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, UFRJ

  • Autor
  • Mariza Cezira Campagner
  • Co-autores
  • marilú angela campagner
  • Resumo
  •  

    Na presente pesquisa, analisou-se qual o perfil socioeconômico dos discentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, no ano de 2019. Os dados utilizados para este fim, foram extraídos do questionário socioeconômico entregue ao aluno de graduação. Foi necessário a aplicação de 160 (cento e sessenta) questionários ao longo do período, visando conhecer o perfil socioeconômico. As variáveis: gênero, idade, estado civil, tipo de escola, residência, meio de locomoção, ocupação dos pais, nível de instrução e renda dos pais, participação na economia da família e número de filhos que compõem a família. Para responder ao objetivo geral e específicos da pesquisa, fez-se uso da abordagem quantitativa, com amostragem probabilística. Os resultados demonstraram em geral, que a maioria dos estudantes é do gênero masculino, solteiro e com faixa etária até 20 anos, com religião, rendimentos abaixo de 6 sm, ensino médio na rede pública, pais possuem ensino superior e recebe bolsa ou faz estágio. Os dados mostram que é legitima a defesa do ensino superior público e gratuito de qualidade no Brasil, pela garantia democrática que oferece à expansão do saber. O ensino superior desempenha um papel estratégico para o futuro da sociedade do País. Por fim, compreender as configurações como os discentes vivenciam seus processos pode indicar caminhos inesgotáveis para se conhecer seus modos de vida, as dúvidas enfrentadas em seus contextos sociais e contribuir para a formulação de políticas e práticas educacionais mais adequadas aos públicos variados de jovens da Universidade. Como recomendação, foi sugerida a continuidade deste estudo com a comparação entre diferentes Instituições de Ensino Superior e a inclusão de outros cursos como Relações Internacionais, Direito, a fim de que o aprendizado, possa colaborar para uma melhor formação e atuação profissional.

     

  • Palavras-chave
  • Formação educacional. Curso de graduação. Perfil. Estudantes.
  • Área Temática
  • GT 04 - Educação e os novos paradigmas para um mundo em transformação: compartilhar e (re)pensar a prática educativa e os desafios institucionais
Voltar Download
  • GT 01 - Memórias e narrativas de uma juventude em meio a um cenário brasileiro
  • GT 02 - África, africanidades e afrobrasilidades
  • GT 03 - Literatura e seus diálogos com as artes e as ciências humanas e sociais
  • GT 04 - Educação e os novos paradigmas para um mundo em transformação: compartilhar e (re)pensar a prática educativa e os desafios institucionais
  • GT 05 - A tessitura da Equipe Multidisciplinar no contexto da Educação a Distância
  • GT 06 - História, memória e identidade
  • GT 07 - Contribuições da pedagogia ontopsicólogica à educação no século XXI
  • GT 08 - Os Estudos Humano-Animais no Brasil: avanços e perspectivas de um campo multidisciplinar em desenvolvimento
  • GT 09 - Reviravoltas na pesquisa em educação: contribuições a partir dos estudos culturais em educação
  • GT 10 - Patrimônios Culturais, Memórias e Mulheres: narrativas para um universo de aprendizes visuais
  • GT 11 - Políticas Curriculares nas Pesquisas em Humanidades: Demandas Contra-Hegemônicas
  • GT 12 - Questões socioambientais: saberes interdisciplinares e debates contemporâneos
  • GT 13 - Cartas Pedagógicas e Educação: um convite aos diálogos multidisciplinares
  • GT 14 - Interseções Culturais: Turismo, Eventos e Gastronomia na América Latina
  • GT 15 - Cultura, Fronteira e Relações Internacionais
  • GT 16 - Práticas educativas na educação básica: caminhos da Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Narrativas Surdas e a compreensão da diversidade na Escola
  • GT 17 - Cadê os Professores de Educação para as relações étnico-raciais: NEABIs e a resistência das Ações Afirmativas no Ensino Superior
  • GT 18 - MultipliCidade: novos paradigmas para os estudos urbanos
  • GT 19 - Crise climática global e os processos de salvaguarda: reflexões desde o âmbito dos museus brasileiros
  • GT 20 - Diálogos interdisciplinares: Participação política, expressões cogntivas e reconhecimento social das mulheres no poder político
  • GT 21 - Utilização de tecnologias assistivas/interativas no ambiente escolar para o ensinar e aprender
  • GT 22 - Abordagens Qualitativas: Diálogos Interdisciplinares nas Pesquisas Humanas
  • GT 01 - Memórias e narrativas de uma juventude em meio a um cenário brasileiro
  • GT 02 - África, africanidades e afrobrasilidades
  • GT 03 - Literatura e seus diálogos com as artes e as ciências humanas e sociais
  • GT 04 - Educação e os novos paradigmas para um mundo em transformação: compartilhar e (re)pensar a prática educativa e os desafios institucionais
  • GT 05 - A tessitura da Equipe Multidisciplinar no contexto da Educação a Distância
  • GT 06 - História, memória e identidade
  • GT 07 - Contribuições da pedagogia ontopsicólogica à educação no século XXI
  • GT 08 - Os Estudos Humano-Animais no Brasil: avanços e perspectivas de um campo multidisciplinar em desenvolvimento
  • GT 09 - Reviravoltas na pesquisa em educação: contribuições a partir dos estudos culturais em educação
  • GT 10 - Patrimônios Culturais, Memórias e Mulheres: narrativas para um universo de aprendizes visuais
  • GT 11 - Políticas Curriculares nas Pesquisas em Humanidades: Demandas Contra-Hegemônicas
  • GT 12 - Questões socioambientais: saberes interdisciplinares e debates contemporâneos
  • GT 13 - Cartas Pedagógicas e Educação: um convite aos diálogos multidisciplinares
  • GT 14 - Interseções Culturais: Turismo, Eventos e Gastronomia na América Latina
  • GT 15 - Cultura, Fronteira e Relações Internacionais
  • GT 16 - Práticas educativas na educação básica: caminhos da Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Narrativas Surdas e a compreensão da diversidade na Escola
  • GT 17 - Cadê os Professores de Educação para as relações étnico-raciais: NEABIs e a resistência das Ações Afirmativas no Ensino Superior
  • GT 18 - MultipliCidade: novos paradigmas para os estudos urbanos
  • GT 19 - Crise climática global e os processos de salvaguarda: reflexões desde o âmbito dos museus brasileiros
  • GT 20 - Diálogos interdisciplinares: Participação política, expressões cogntivas e reconhecimento social das mulheres no poder político
  • GT 21 - Utilização de tecnologias assistivas/interativas no ambiente escolar para o ensinar e aprender
  • GT 22 - Abordagens Qualitativas: Diálogos Interdisciplinares nas Pesquisas Humanas
  • GT 23 - Inovações e Desafios na Pesquisa de Jovens Pesquisadores
  • GT 24 - Perspectivas Interdisciplinares e Multidisciplinares nas Ciências Humanas
  • GT 23 - Inovações e Desafios na Pesquisa de Jovens Pesquisadores
  • GT 24 - Perspectivas Interdisciplinares e Multidisciplinares nas Ciências Humanas
  • GT 01 - Memórias e narrativas de uma juventude em meio a um cenário brasileiro
  • GT 02 - África, africanidades e afrobrasilidades
  • GT 03 - Literatura e seus diálogos com as artes e as ciências humanas e sociais
  • GT 04 - Educação e os novos paradigmas para um mundo em transformação: compartilhar e (re)pensar a prática educativa e os desafios institucionais
  • GT 05 - A tessitura da Equipe Multidisciplinar no contexto da Educação a Distância
  • GT 06 - História, memória e identidade
  • GT 07 - Contribuições da pedagogia ontopsicólogica à educação no século XXI
  • GT 08 - Os Estudos Humano-Animais no Brasil: avanços e perspectivas de um campo multidisciplinar em desenvolvimento
  • GT 09 - Reviravoltas na pesquisa em educação: contribuições a partir dos estudos culturais em educação
  • GT 10 - Patrimônios Culturais, Memórias e Mulheres: narrativas para um universo de aprendizes visuais
  • GT 11 - Políticas Curriculares nas Pesquisas em Humanidades: Demandas Contra-Hegemônicas
  • GT 12 - Questões socioambientais: saberes interdisciplinares e debates contemporâneos
  • GT 13 - Cartas Pedagógicas e Educação: um convite aos diálogos multidisciplinares
  • GT 14 - Interseções Culturais: Turismo, Eventos e Gastronomia na América Latina
  • GT 15 - Cultura, Fronteira e Relações Internacionais
  • GT 16 - Práticas educativas na educação básica: caminhos da Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Narrativas Surdas e a compreensão da diversidade na Escola
  • GT 17 - Cadê os Professores de Educação para as relações étnico-raciais: NEABIs e a resistência das Ações Afirmativas no Ensino Superior
  • GT 18 - MultipliCidade: novos paradigmas para os estudos urbanos
  • GT 19 - Crise climática global e os processos de salvaguarda: reflexões desde o âmbito dos museus brasileiros
  • GT 20 - Diálogos interdisciplinares: Participação política, expressões cogntivas e reconhecimento social das mulheres no poder político

Comitê Organizador

Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)

Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)

 

Comitê Científico Permanente:

Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta

Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)

Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)

Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)

Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)

Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)

Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)

Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)

Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)

Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)

Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)

Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)

Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)

Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)

Dados catalográficos:

Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

e-ISSN: 2763-5120

Nome da Editora: Editora CLAEC

Cidade: Foz do Iguaçu

Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.

Periodicidade: Anual