A relação entre sociedade e espaço é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, a partir das experiências do cotidiano em localidades criam-se vínculos afetivos e de memória com os lugares do movimento da vida. Visto isso, este projeto busca construir práticas de ensino na disciplina de Geografia, considerando a realidade multicultural dos alunos, vinculados aos cursos técnicos integrados ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Câmpus Rio Grande/RS. A proposta justifica-se na medida em que aproxima o conteúdo programático da disciplina aos contextos familiares e comunitários vivenciados pelos alunos. A problemática centra-se em buscar subsídios teóricos e práticos para a renovação do conhecimento geográfico. Para contemplar esse objetivo o projeto se embasa metodologicamente em referenciais da ciência geográfica, com a finalidade de compreender os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território, região e lugar. A partir dos registros fotográficos, construção de entrevistas e produções audiovisuais, realizadas pelos alunos que compartilham suas experiências, seus vínculos e contextos do seu cotidiano, busca-se avançar em uma perspectiva de análise territorial de(s)colonial. Dessa forma, as diversas realidades multiculturais e as trajetórias dos discentes se tornam narrativas comunitárias que agregam conhecimento para a ciência geográfica, para os demais colegas e para o instituto como um todo, através de exposições, palestras e oficinas no âmbito do IFRS - Câmpus Rio Grande. Por fim, como forma de valorizar a mediação entre aporte teórico e prático com o uso de imagens e construção de narrativas, o projeto utiliza os trabalhos produzidos na disciplina como abordagem principal para avançar na análise e construir novas (geo)grafias, abordando uma multiplicidade de vivências, temporalidades, práticas culturais cotidianas, as quais permitem entrelaçar trajetórias dos grupos populares com o ensino de Geografia para a compreensão da sociedade diversa e plural.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual