Mentoria e Empreendedorismo Feminino: Uma Revisão Sistemática do Impacto e das Práticas

  • Autor
  • Kamila Batista de Melo
  • Co-autores
  • Heila Magali da Silva Veiga , Isadora Borges Squilass , Nayara Cristina Mendonça Zanata
  • Resumo
  • O estudo realiza uma revisão sistemática da literatura sobre o impacto das ações de mentoria voltadas para mulheres empreendedoras, com o objetivo de identificar e analisar sua efetividade na superação de desafios e na aquisição de conhecimentos e habilidades. A pesquisa abrange estudos publicados entre 2013 e 2023, utilizando uma abordagem de revisão de escopo, conforme o framework de Arksey e O'Malley (2005). A seleção de artigos foi realizada nas bases de dados Embase, Ebsco, Lilacs, Scopus e SciELO, utilizando palavras-chave “mentoria” e “empreendedorismo feminino”. Após um processo rigoroso de filtragem, a amostra final consistiu em 17 estudos, sendo 4 quantitativos e 13 qualitativos. Os resultados revelam um panorama diversificado das ações de mentoria, evidenciando sua importância no desenvolvimento de habilidades empreendedoras e na gestão de negócios. A análise destaca que a mentoria não apenas contribui para o fortalecimento individual das empreendedoras, mas também para a transformação do ecossistema de negócios, promovendo um ambiente mais justo e inclusivo. Ainda, o estudo aponta a necessidade de ouvir a voz das mulheres empreendedoras na formulação de políticas e programas de apoio, porque as ações identificadas estão focadas na literatura mainstream de empreendedorismo, a qual não considera aspectos interseccionais e de decolonialidade. Uma lacuna de pesquisa é o desenvolvimento de estudos que contemplem indicadores de efetividade das ações de mentoria. Ademais, as ações de mentoria devem focar em aspectos financeiros, gestão e comportamentais com vistas à promoção da igualdade de gênero no empreendedorismo requer um comprometimento contínuo com a inclusão e a superação de desigualdades sistêmicas.

     

  • Palavras-chave
  • Mentoria; Empreendedorismo feminino; Desenvolvimento de habilidades; Revisão sistemática; Programas de Capacitação.
  • Área Temática
  • GT 06 - História, memória e identidade
Voltar Download
  • GT 01 - Memórias e narrativas de uma juventude em meio a um cenário brasileiro
  • GT 02 - África, africanidades e afrobrasilidades
  • GT 03 - Literatura e seus diálogos com as artes e as ciências humanas e sociais
  • GT 04 - Educação e os novos paradigmas para um mundo em transformação: compartilhar e (re)pensar a prática educativa e os desafios institucionais
  • GT 05 - A tessitura da Equipe Multidisciplinar no contexto da Educação a Distância
  • GT 06 - História, memória e identidade
  • GT 07 - Contribuições da pedagogia ontopsicólogica à educação no século XXI
  • GT 08 - Os Estudos Humano-Animais no Brasil: avanços e perspectivas de um campo multidisciplinar em desenvolvimento
  • GT 09 - Reviravoltas na pesquisa em educação: contribuições a partir dos estudos culturais em educação
  • GT 10 - Patrimônios Culturais, Memórias e Mulheres: narrativas para um universo de aprendizes visuais
  • GT 11 - Políticas Curriculares nas Pesquisas em Humanidades: Demandas Contra-Hegemônicas
  • GT 12 - Questões socioambientais: saberes interdisciplinares e debates contemporâneos
  • GT 13 - Cartas Pedagógicas e Educação: um convite aos diálogos multidisciplinares
  • GT 14 - Interseções Culturais: Turismo, Eventos e Gastronomia na América Latina
  • GT 15 - Cultura, Fronteira e Relações Internacionais
  • GT 16 - Práticas educativas na educação básica: caminhos da Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Narrativas Surdas e a compreensão da diversidade na Escola
  • GT 17 - Cadê os Professores de Educação para as relações étnico-raciais: NEABIs e a resistência das Ações Afirmativas no Ensino Superior
  • GT 18 - MultipliCidade: novos paradigmas para os estudos urbanos
  • GT 19 - Crise climática global e os processos de salvaguarda: reflexões desde o âmbito dos museus brasileiros
  • GT 20 - Diálogos interdisciplinares: Participação política, expressões cogntivas e reconhecimento social das mulheres no poder político
  • GT 21 - Utilização de tecnologias assistivas/interativas no ambiente escolar para o ensinar e aprender
  • GT 22 - Abordagens Qualitativas: Diálogos Interdisciplinares nas Pesquisas Humanas
  • GT 01 - Memórias e narrativas de uma juventude em meio a um cenário brasileiro
  • GT 02 - África, africanidades e afrobrasilidades
  • GT 03 - Literatura e seus diálogos com as artes e as ciências humanas e sociais
  • GT 04 - Educação e os novos paradigmas para um mundo em transformação: compartilhar e (re)pensar a prática educativa e os desafios institucionais
  • GT 05 - A tessitura da Equipe Multidisciplinar no contexto da Educação a Distância
  • GT 06 - História, memória e identidade
  • GT 07 - Contribuições da pedagogia ontopsicólogica à educação no século XXI
  • GT 08 - Os Estudos Humano-Animais no Brasil: avanços e perspectivas de um campo multidisciplinar em desenvolvimento
  • GT 09 - Reviravoltas na pesquisa em educação: contribuições a partir dos estudos culturais em educação
  • GT 10 - Patrimônios Culturais, Memórias e Mulheres: narrativas para um universo de aprendizes visuais
  • GT 11 - Políticas Curriculares nas Pesquisas em Humanidades: Demandas Contra-Hegemônicas
  • GT 12 - Questões socioambientais: saberes interdisciplinares e debates contemporâneos
  • GT 13 - Cartas Pedagógicas e Educação: um convite aos diálogos multidisciplinares
  • GT 14 - Interseções Culturais: Turismo, Eventos e Gastronomia na América Latina
  • GT 15 - Cultura, Fronteira e Relações Internacionais
  • GT 16 - Práticas educativas na educação básica: caminhos da Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Narrativas Surdas e a compreensão da diversidade na Escola
  • GT 17 - Cadê os Professores de Educação para as relações étnico-raciais: NEABIs e a resistência das Ações Afirmativas no Ensino Superior
  • GT 18 - MultipliCidade: novos paradigmas para os estudos urbanos
  • GT 19 - Crise climática global e os processos de salvaguarda: reflexões desde o âmbito dos museus brasileiros
  • GT 20 - Diálogos interdisciplinares: Participação política, expressões cogntivas e reconhecimento social das mulheres no poder político
  • GT 21 - Utilização de tecnologias assistivas/interativas no ambiente escolar para o ensinar e aprender
  • GT 22 - Abordagens Qualitativas: Diálogos Interdisciplinares nas Pesquisas Humanas
  • GT 23 - Inovações e Desafios na Pesquisa de Jovens Pesquisadores
  • GT 24 - Perspectivas Interdisciplinares e Multidisciplinares nas Ciências Humanas
  • GT 23 - Inovações e Desafios na Pesquisa de Jovens Pesquisadores
  • GT 24 - Perspectivas Interdisciplinares e Multidisciplinares nas Ciências Humanas
  • GT 01 - Memórias e narrativas de uma juventude em meio a um cenário brasileiro
  • GT 02 - África, africanidades e afrobrasilidades
  • GT 03 - Literatura e seus diálogos com as artes e as ciências humanas e sociais
  • GT 04 - Educação e os novos paradigmas para um mundo em transformação: compartilhar e (re)pensar a prática educativa e os desafios institucionais
  • GT 05 - A tessitura da Equipe Multidisciplinar no contexto da Educação a Distância
  • GT 06 - História, memória e identidade
  • GT 07 - Contribuições da pedagogia ontopsicólogica à educação no século XXI
  • GT 08 - Os Estudos Humano-Animais no Brasil: avanços e perspectivas de um campo multidisciplinar em desenvolvimento
  • GT 09 - Reviravoltas na pesquisa em educação: contribuições a partir dos estudos culturais em educação
  • GT 10 - Patrimônios Culturais, Memórias e Mulheres: narrativas para um universo de aprendizes visuais
  • GT 11 - Políticas Curriculares nas Pesquisas em Humanidades: Demandas Contra-Hegemônicas
  • GT 12 - Questões socioambientais: saberes interdisciplinares e debates contemporâneos
  • GT 13 - Cartas Pedagógicas e Educação: um convite aos diálogos multidisciplinares
  • GT 14 - Interseções Culturais: Turismo, Eventos e Gastronomia na América Latina
  • GT 15 - Cultura, Fronteira e Relações Internacionais
  • GT 16 - Práticas educativas na educação básica: caminhos da Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Narrativas Surdas e a compreensão da diversidade na Escola
  • GT 17 - Cadê os Professores de Educação para as relações étnico-raciais: NEABIs e a resistência das Ações Afirmativas no Ensino Superior
  • GT 18 - MultipliCidade: novos paradigmas para os estudos urbanos
  • GT 19 - Crise climática global e os processos de salvaguarda: reflexões desde o âmbito dos museus brasileiros
  • GT 20 - Diálogos interdisciplinares: Participação política, expressões cogntivas e reconhecimento social das mulheres no poder político

Comitê Organizador

Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)

Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)

 

Comitê Científico Permanente:

Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta

Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)

Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)

Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)

Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)

Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)

Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)

Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)

Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)

Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)

Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)

Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)

Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)

Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)

Dados catalográficos:

Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

e-ISSN: 2763-5120

Nome da Editora: Editora CLAEC

Cidade: Foz do Iguaçu

Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.

Periodicidade: Anual