POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS E EMPREGABILIDADE: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS CATEGORIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, UFRJ ENTRE 2014 E 2024

  • Autor
  • Mariza Cezira Campagner
  • Co-autores
  • marilú angela campagner
  • Resumo
  •  

    A inquietação com as políticas de ações afirmativas e empregabilidade surge em razão das novas demandas colocadas às pessoas no ambiente de trabalho pelas organizações. É importante ressaltar que esse tema é amplo e polêmico. Os dados que serão recolhidos passarão por uma análise tanto quantitativa quanto qualitativa, utilizando técnicas de análise bibliométrica e de conteúdo. Os resultados da pesquisa revelam que, enquanto os grupos acadêmicos vinculam a empregabilidade à capacidade de adaptação da força de trabalho às novas exigências do mercado e das organizações, há uma crítica social que vê a empregabilidade como um discurso que desloca a responsabilidade pelo emprego da sociedade e do Estado para o trabalhador, sendo esta última perspectiva a que mais se destaca. Assim, é fundamental alertar a sociedade de que o discurso neoliberal sobre empregabilidade não garante a efetivação de empregos e que a busca incessante por capital humano nem sempre assegura uma posição no mercado de trabalho.

     

  • Palavras-chave
  • Formação educacional. Empregabilidade. Estudantes.
  • Área Temática
  • GT 04 - Educação e os novos paradigmas para um mundo em transformação: compartilhar e (re)pensar a prática educativa e os desafios institucionais
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Comitê Organizador

Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)

Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)

 

Comitê Científico Permanente:

Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta

Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)

Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)

Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)

Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)

Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)

Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)

Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)

Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)

Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)

Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)

Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)

Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)

Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)

Dados catalográficos:

Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

e-ISSN: 2763-5120

Nome da Editora: Editora CLAEC

Cidade: Foz do Iguaçu

Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.

Periodicidade: Anual