O racismo e o racismo estrutural se configuram como fenômenos históricos e sociais que se manifestam de diferentes formas e em diversos contextos sociais. Neste artigo, recorte de uma investigação de mestrado, em andamento, inserida no campo da Educação, com vieses pós-estruturalistas cuja ênfase recai sob a perspectiva teórica dos Estudos Culturais em Educação, interessa-nos compreender modos de compor pedagogias antirracistas e representações de negritude. Para tanto, considerou-se como material empírico o episódio número três, intitulado Comprometido, da segunda temporada do remake Bel-Air (2022) veiculado na plataforma de streaming Star Plus. Autores como: Munanga (2004), Fischer (2002), Kellner (2001), Wortmann (2001) e Hall (1997) são centrais para as argumentações. A metodologia valeu-se da etnografia de tela considerando que uma análise cultural deve relacionar a análise semiótica do texto com os significados históricos e socialmente situados que emergem de estudos etnográficos. Foram considerados um total de quinze diários de campo com capturas de cenas para compor o material empírico. Os resultados apontam que o ambiente escolar pode ser um espaço de resistência, onde alunos e professores se unem para desafiar e, eventualmente, tentar transformar as políticas e práticas que perpetuam a exclusão racial.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual