A Carta da Terra e a Agenda 2030 são importantes documentos de referência para a educação ambiental na perspectiva do desenvolvimento sustentável resultantes de eventos ambientais internacionais, organizados a partir da década de 1990 pela Organização das Nações Unidas, em conjunto com entidades governamentais e não governamentais. Com o crescente processo de globalização mundial, cada vez mais são estabelecidas parcerias público-privadas que interferem na circulação de ideias e definem a elaboração dos textos materializados nos documentos, resultantes de acordos matizados por relações de poder e interesses que tornam complexa a sua identificação, porque os atores envolvidos na circulação das ideias fundantes são organizados em redes de influências caracterizadas pela governança global. Considerando tais premissas, o objetivo deste artigo é compreender como essas redes de influências se formam e interferem nas políticas públicas, incluindo documentos firmados em eventos ambientais internacionais, ligados à educação ambiental. A partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa na busca pelo exercício de compreensão foram utilizados como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, além da consulta aos websites institucionais vinculados aos documentos citados ancorados no método da etnografia de redes. Do movimento de pesquisa realizado em vários websites e notícias vinculadas à Carta da Terra e Agenda 2030, foi possível perceber que as parcerias público-privadas estabelecidas envolvem diferentes atores e tipos de transações de complexa identificação, assim como uma diversificada carteira de investimentos e doações em forma de filantropia. As redes de influências são estabelecidas para garantir lucros e transitam livremente na esfera governamental, revelando o movimento de governança global que envolve diferentes atores e instituições na defesa e apresentação de soluções criativas para problemas complexos, como a educação ambiental e a sustentabilidade.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual