O estudo analisa as experiências do projeto de extensão “Lendo a Liberdade”, promovido pelo Grupo Cárcere, Expressão e Liberdade da Universidade Estadual Paulista (UNESP), que utiliza a leitura como ferramenta para a remição de pena e a transformação social no contexto prisional. Com o objetivo de explorar criticamente as dinâmicas de poder, a violência simbólica e os obstáculos estruturais presentes no sistema prisional brasileiro, o projeto busca promover um espaço educativo onde os indivíduos encarcerados possam expressar-se e refletir sobre questões sociais e pessoais. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa baseada em observação participante e estudo de caso. Esse enfoque permite uma compreensão aprofundada das interações entre reeducandos e educadores e dos efeitos das atividades educativas. Dados foram coletados por meio de relatórios e anotações de campo, possibilitando uma análise crítica sobre a realidade das prisões e os desafios impostos ao desenvolvimento pessoal dos participantes. Os resultados indicam que, apesar dos desafios institucionais e estruturais, como a falta de recursos e a resistência dos agentes penitenciários, o projeto tem um impacto positivo significativo. Ele promove o desenvolvimento da expressão escrita, a organização das ideias e o fortalecimento da identidade dos participantes, que relatam sentir-se valorizados e motivados. Contudo, a eficácia do projeto é limitada pela rotatividade dos participantes e pelas barreiras institucionais, evidenciando a necessidade de uma reavaliação das políticas públicas que envolvem a educação prisional para assegurar a continuidade e o pleno potencial de iniciativas educativas.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual