Lendo a Liberdade: a recepção da literatura no sistema prisional

  • Autor
  • Pedro de Miranda Cozac
  • Resumo
  •  

    O artigo examina as experiências de um projeto de extensão universitária que promove a remição de pena pela leitura, no contexto prisional brasileiro, abordando sua execução e os desafios enfrentados. O objetivo central é utilizar a leitura como uma ferramenta de ressocialização e educação, inserindo práticas de diálogo e expressão crítica por meio de encontros literários. O projeto, chamado "Clube de Leitura Cárcere, Expressão e Liberdade", conduzido pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) visa a efetivação da remição de pena, mas também à transformação pessoal dos participantes, promovendo um ambiente de aprendizagem que instiga reflexões sobre temas sociais. A metodologia aplicada inclui observação participante e estudo de caso, permitindo uma compreensão aprofundada das interações sociais no contexto prisional e dos impactos da leitura nos reeducandos. A coleta de dados foi qualitativa, com foco na análise dos relatos dos participantes e nas anotações dos pesquisadores, visando capturar as dinâmicas e os significados atribuídos à experiência de leitura dentro da prisão. Os resultados indicam que, apesar dos desafios estruturais e da resistência institucional, o projeto proporciona avanços na articulação de ideias e no desenvolvimento pessoal dos internos. A leitura emergiu como uma prática que não só facilita a remição da pena, mas que também contribui para a construção de identidades mais resilientes e para a redução do isolamento social dos participantes. O estudo aponta a importância das iniciativas educacionais em ambientes prisionais, reconhecendo-as como um direito fundamental e um potencial caminho para a transformação social e a reintegração de pessoas privadas de liberdade.

  • Palavras-chave
  • remição de pena; literatura; prisão; extensão universitária
  • Área Temática
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Comitê Organizador

Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)

Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)

 

Comitê Científico Permanente:

Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta

Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)

Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)

Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)

Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)

Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)

Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)

Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)

Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)

Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)

Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)

Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)

Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)

Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)

Dados catalográficos:

Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

e-ISSN: 2763-5120

Nome da Editora: Editora CLAEC

Cidade: Foz do Iguaçu

Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.

Periodicidade: Anual