O presente artigo analisará o papel do diálogo como mecanismo de mudança da realidade social a partir da utilização de Cartas Pedagógicas, instrumento desenvolvido por Paulo Freire para o registro de fatos, experiências, acompanhados de uma análise crítica e um convite ao diálogo entre os interlocutores. Ao comunicar-se, o autor procurava fazê-lo com intencionalidade, afastando-se de qualquer forma de opressão, acreditando com firmeza que o indivíduo não era possível de existir para ser objeto de outro sujeito. Para que a sociedade funcione em sua coletividade, se faz necessário que todos possam ser compreendidos. Por isso, o objetivo geral da pesquisa é compreender o conceito de dialogicidade de Freire na transformação da realidade social através de Cartas Pedagógicas Freireanas. Para desenvolver o presente artigo, foi utilizada uma abordagem qualitativa para análise dos dados, com caráter dedutivo, através de técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos demonstram que o primeiro estágio para obter a transformação da realidade social é a conscientização de si aliadas à existência de uma práxis com significado. Mas, quando o indivíduo por fim, identifica-se como sujeito incompleto e inconcluso, obtém através da escuta do outro, novos conhecimentos. Assim, a escrita de Cartas Pedagógicas, contribui para a construção de saberes e propõe essa troca com outros, ofertando provocações da indignação social, e conduzindo a novas mudanças e questionamentos.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual