O novo ensino médio traz como proposta principal possibilitar o acesso à ciência, à tecnologia, à cultura e ao mundo do trabalho aos seus alunos, a fim de que estes jovens possam pensar na organização do seu futuro e projeto de vida. Um movimento que tem ganhado espaço no contexto do ensino médio é a chamada “cultura maker”. Este movimento é capaz de promover estímulos de criação, investigação, resoluções de problemas e autonomia aos estudantes inseridos neste ambiente. Com a aplicação da cultura maker o aluno é motivado a pesquisar e ir além do conteúdo que está sendo explorado em sala de aula. Neste sentido, o presente trabalho apresenta uma proposta desenvolvida com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular, localizada na cidade de Bagé/RS, em parceria com pesquisadores de uma Universidade Federal local. Nesta proposta, os alunos puderam visitar o laboratório de desenho da universidade, conheceram as funcionalidades de uma impressora 3D e aprenderam a desenvolver modelos de protótipos para serem impressos. Além disso, tiveram a oportunidade de ter um primeiro contato com a modelagem 3D fazendo uso do software CAD intitulado librecad. Através dessa prática foi possível desenvolver habilidades que os capacitaram para criar diferentes geometrias, além de ampliar a capacidade de raciocínio lógico e abstrato.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual