O artigo é um recorte da dissertação elaborada e defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande PPGEA/FURG. A Escola A foi o contexto microssistêmico da pesquisa e foram participantes crianças com idades entre três a quatro anos de idade, duas educadoras das infâncias e uma gestora da unidade de ensino. A proposta do brinca-ateliê surgiu a partir dos interesses das crianças e com a participação ativa delas. Foi preciso uma escuta atenta, sensível e respeitosa por parte das educadoras para compreender e permitir os percursos almejados e trilhados na coletividade de quem vive o cotidiano da escola de Educação Infantil de tempo integral. As bases teóricas estão alicerçadas na Educação Ambiental Sistêmica ao fortalecer a compreensão da criança como ser integral e pertencente à natureza, já que é a relação eu-ambiente-tempo. Deste modo, o brinca-ateliê foi a oportunidade de desconstrução das dimensões do espaço-tempo com a participação das crianças e a possibilidade de formação continuada das educadoras das infâncias ao (re)significar as práticas educativas e que são ambientais. O relógio é um dos marcadores temporais que influenciam o cotidiano experienciado pelas crianças e as educadoras nas Escolas de Educação Infantil de Tempo Integral. Logo, com os movimentos desenvolvidos no espaço-tempo do brinca-ateliê rupturas foram possíveis pela possibilidade de desconstruir ao construir novos repertórios pela ação do brincar. O Brinca-ateliê, enquanto (des)construção coletiva do espaço-tempo foi o arcabouço das vivências, tanto para as crianças quanto para as educadoras das infâncias. Já que, experienciar é para além da sala referência. Em que, outros espaços e tempos são oportunidades para compreender a criança como ser integral, o que está em consonância com a Educação Ambiental Sistêmica.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual