Este ensaio é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso da primeira autora, que, como mulher, mãe e estudante de Pedagogia, se motivou a investigar a recuperação da linguagem oral e escrita de um familiar que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e desenvolveu afasia. O AVC é a principal causa de mortalidade no Brasil e uma das principais causas de incapacidade no mundo. A afasia resulta de lesões no sistema nervoso central que afetam a capacidade linguística, sendo as mais conhecidas a afasia de Broca e a afasia de Wernicke.
O objetivo do estudo é descrever a experiência da realfabetização de um familiar afásico, abordando os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas. A metodologia adotada foi o Relato de Experiência, que permite uma narrativa reflexiva sobre o processo educativo. Os resultados mostram que Fabiano Meyer, um motorista que sofreu um AVC em fevereiro de 2022, apresentou afasia de Broca e como a aplicação de métodos pedagógicos personalizados foram fundamentais para sua recuperação, utilizando estratégias como ensino do alfabeto por repetição e jogos educativos para estimular habilidades linguísticas.
Os avanços observados em nomeação, leitura e escrita evidenciam a eficácia das práticas pedagógicas adotadas. O estudo destaca a importância da Pedagogia na reabilitação da afasia, promovendo uma abordagem adaptativa que considera as necessidades individuais dos pacientes. O suporte emocional da família também se mostrou fundamental para superar barreiras psicológicas e reconstruir a autoestima dos alunos. Este relato busca contribuir para o entendimento da aplicação pedagógica em contextos de reabilitação, enfatizando a necessidade de uma educação inclusiva no tratamento de condições neurológicas.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual