O presente trabalho alinha-se com a perspectiva dos Estudos Culturais em Educação, ao investigar a potencialidade pedagógica do registro jornalístico em relação à construção de significados referentes à Covid-19 no Complexo de Favelas da Maré, entendendo este espaço como um lócus do necropoder. O objetivo é observar a constituição de um currículo cultural envolvendo a identidade e a educação em saúde nos primeiros meses da Covid-19 no Brasil, a partir das distintas textualidades que compõem o jornal comunitário Maré de Notícias em um contexto de incertezas e infodemia. Foram analisadas as sete capas das edições publicadas após a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) devido à Infecção Humana causada em decorrência do novo coronavírus (2019-nCoV), posteriormente identificado como SARS-CoV-2. A abordagem teórica e metodológica envolve análise cultural amparada no mapeamento de recorrências de sentidos e significados acionados nas capas do jornal Maré de Notícias de forma a identificar maneiras de ser, estar e se proteger na favela durante o período de isolamento social. Evidencia-se, no contexto social analisado, a construção e negociação de um currículo endereçado à população, selecionando conteúdos que se manifestam em uma conjuntura onde a ação do Estado é marcada pela falta e a comunidade, em um ato de resiliência, busca adaptar-se aos complexos desdobramentos sanitários, que, em diversos momentos, não agregaram às singularidades dos espaços periféricos durante a Covid-19. Neste sentido, a construção do jornal comunitário possibilita uma visão 'de dentro', além de evidenciar a emergência de práticas educativas.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual