O presente artigo explora o papel do ensino de artes no fortalecer do sentimento de pertencimento no ambiente escolar, com enfoque na educação básica. A pesquisa constitui uma revisão bibliográfica que oferece o embasamento teórico para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da autora, realizado durante seu Estágio Supervisionado no Ensino Médio. Neste, buscou analisar a experiência docente e compreender de que forma o ensino de artes pode intensificar a relação dos alunos com o ambiente escolar, promovendo uma percepção mais crítica e sensível. Entre as referências centrais, o artigo explora o conceito de “olhar-pensante” (MARTINS, 1993), que incentiva os alunos a desenvolverem uma visão atenta e reflexiva sobre o mundo ao seu redor. Além disso, a pesquisa incorpora os conceitos de “espaço” e “lugar” de Yi-Fu Tuan (2015), ao comparar o movimento entre esses conceitos com o processo de aprendizagem. Conclui-se que o ensino de artes, ao incentivar o desenvolvimento do “olhar-pensante”, pode se alinhar com uma prática docente transformadora proposta por Freire (2014), favorecendo o desenvolvimento pessoal e social e estimulando um vínculo afetivo com o ambiente escolar. Esse embasamento teórico, aplicado no TCC da autora, reforça a relevância do ensino de artes como promotor de experiências educativas mais conectadas e significativas para os alunos.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual