Resumo
O objetivo deste estudo é promover uma análise a respeito da utilização da inteligência artificial e as ferramentas proporcionadas dentro do contexto acadêmico. Inicialmente pode-se entender a inteligência humana como um conjunto que forma as características intelectuais de um indivíduo, pautado pelas faculdades de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar. Preliminarmente e para que haja uma melhor compreensão do tema, verifica-se que a tecnologia se encontra em caráter irreversível arraigada no cotidiano estudantil, especialmente no meio universitário. Já a inteligência artificial (IA) trata-se da capacidade de reprodução de competências semelhantes às humanas como é o caso do raciocínio, a aprendizagem, o planeamento e a criatividade como forma de composição da tecnologia e dispositivos tecnológicos capazes de simular (emular), por meio de algoritmos, o raciocínio ou a inteligência humana. Desse modo, a proposta de estudo visa verificar a respeito das benesses proporcionadas pelo CHAPTGPT inicialmente tratado como um modelo de linguagem e pela quantidade de acessos transformando-se em plataforma como ferramenta de auxílio e não como mecanismo substituidor da escrita, considerando-se os aspectos éticos da academia e da publicização de estudos e artigos acadêmicos.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual