O presente trabalho aborda a relação universidade e escola, tendo em vista as inserções nos espaços escolares realizadas pelos discentes de curso de Pedagogia e, a partir de tais inserções, um recorte referente aos estágios, obrigatórios e não obrigatórios, na perspectiva dos discentes do Curso de Pedagogia. Teve como objetivo do conhecimento compreender a perspectiva dos discentes do curso de Pedagogia quanto à relação universidade e escola; e como objetivo da ação proporcionar um espaço de reflexão aos discentes. Sendo uma pesquisa qualitativa, foi realizada a Oficina Pedagógica, organizada em três oficinas. A partir do relato dos discentes referente à sua inserção nos espaços escolares, especificamente durante a realização dos estágios não obrigatórios e do estágio curricular obrigatório – previstos no PPC de Pedagogia, compreende-se que, ao referir-se aos estágios não obrigatórios, há uma caminhada para que efetivamente todos possam ter a oportunidade dessa vivência no decorrer do curso e, quanto ao estágio curricular, de sua relevância como parte da formação inicial dos pedagogos. A Oficina Pedagógica configurou-se como espaço oportuno para compor a contribuição dos discentes para o curso, tendo presente o tema relação universidade e escola.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual