Este estudo analisa as dimensões pedagógicas de quatro edições do jornal Hamburgerberg, publicadas no ano de 1983, a partir da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Busca-se investigar, neste jornal, como as identidades teuto e teuto-brasileira são representadas e construídas a partir de quatro capas e quatro matérias centrais, sob inspiração teórico-metodológica na sintaxe pedagógica de Sobral (2013), levando em consideração a análise dos textos e imagens que compõem as narrativas do jornal. Ressalta-se a importância dos processos da imigração alemã, no Estado do Rio Grande do Sul, entre os anos de 1824 a 1845, para formação de uma identidade teuto-brasileira-riograndense - processo que, nas novas dinâmicas e desenvolvimento das cidades colonizadas, acaba por constituir uma identidade local, institucionalizada pela historiografia oficial e comumente acionada nos periódicos locais. Neste sentido, é possível compreender, a partir das textualidades constitutivas da materialidade aqui descrita, a construção e defesa da memória social na predominância de sentidos que constroem e reforçam uma narrativa da imigração alemã, enfocando o imigrante alemão como personagem principal no desenvolvimento e progresso das cidades. Ainda por meio desta narrativa observa-se a constante patrimonialização do espaço e sentidos acionados por um devir cidadão hamburguense significando este como um sujeito que conhece e fixa suas 'raízes' não somente no espaço mas também na construção de uma identidade teuto-brasileira-rio grandense-hamburguense por vezes inviabilizando outras narrativas identitárias no município.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual