O presente trabalho expõe uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que teve como objetivo principal investigar como as prescrições em editoriais brasileiros colaboram para o processo sócio-educacional do corpo feminino, a fim de compreender principalmente como tais prescrições influenciam de forma pedagógica na composição do ideal performático direcionado a mulheres brasileiras. O levantamento ocorreu nas bases de dados online Scielo e Capes Periódicos a partir dos descritores: "Editorial”, “Jornal”, “Revista", “Periódico”, “Brasil”, “Corpo Feminino” e “Mulher”, utilizando o operador AND. Através da combinação destas terminologias foram encontrados 30 trabalhos, resultando em 4 selecionados. Ao utilizar os procedimentos metodológicos da RSL em conjunto com o aporte teórico proporcionado em obras organizadas por Guacira Lopes Louro, os resultados apontam que há um forte indicativo de construção pedagógica nas prescrições contidas em editoriais, jornais, revistas e periódicos, bem como propagandas referentes ao corpo feminino, ocasionando em uma indução de performance social para o público feminino através de conteúdos consumidos de forma impressa, digital e/ou midiática e também uma presença massiva de comunicações que usam da linguagem mista (verbal e não-verbal) como instrumento sócio-educacional direcionado para mulheres em diferentes níveis e distintos recortes sociais como sexo, gênero, raça, classe e sexualidade.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual