O presente trabalho tem como objetivo analisar como se inserem os discursos relacionados ao empreendedorismo no contexto da Reforma do Ensino Médio e da BNCC no Brasil, promovendo uma contextualização desses discursos em um contexto mais amplo de reformas neoliberais no país e de intensificação da racionalidade neoliberal. Para tanto, foi utilizada a Análise do discurso, tendo como objetos dessa análise a Lei 13.415/2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Guia de Implementação do Novo Ensino Médio, as plenárias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal destinadas à votação da Lei 13.415 e notas partidárias sobre a aprovação da referida lei. Como objetivo secundário, foram analisada as concepções pedagógicas subjacentes às ocupações estudantis de 2016. A partir das análises, verificou-se que há, em todos esses documentos selecionados, uma forte presença da formação discursiva do empreendedorismo, associada à racionalidade neoliberal, em especial no que diz respeito à defesa da flexibilização, do protagonismo, do desenvolvimento de competências alinhadas a um projeto de vida e do estímulo ao sonho – desde que sejam sonhos previamente formatados pelo capital. Esses discursos promovem uma responsabilização total do indivíduo pelo seu futuro e sua empregabilidade, individualizando problemas sociais, ao passo em que nega perspectivas de futuro emancipatórias e promove uma visão do presente que ignora as contradições e tende a reproduzir o conservadorismo. Porém, foi verificada uma concepção de educação muito distinta nas ocupações estudantis de 2016, que tinham como foco pedagogias revolucionárias.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual