Problematiza-se a experiência de apropriação do Dispositivo Intercessor (DI) como estratégia de trabalho para a localização na Assistência Social (AS) como instituição, buscando produzir a práxis nos processos de formação operados com os trabalhadores, e como análise para produzir conhecimento sobre o saber-fazer gerado na práxis. As experiências analisadas referem-se aos processos de Supervisão Técnica realizados com trabalhadores que atuavam em três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de um município do interior paulista. A Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) se constitui como um campo de trabalho em que muitos trabalhadores ofertam ações, tendo como seu público prioritário os trabalhadores. As ações desenvolvidas são constituídas por encomendas que carregam de modo implícito as demandas formadas por problemas vivenciados pelos sujeitos como efeitos das desigualdades sociais e da estratificação por Classe Social interseccionalizada pela raça e gênero, fortalecidas pelos discursos colonizantes. Essas ações poder produzir nos trabalhadores efeitos éticos e políticos de objetificação do sujeito fortalecendo as forças capitalistas instituídas para a manutenção das desigualdades sociais. O DI é uma estratégia de trabalho e de análise que se configura como possibilidade a qualquer trabalhador que busca operar em instituições, produzindo outros efeitos singularizantes, a partir de certa implicação subjetiva com o trabalho e algumas noções conceituais-teóricas, éticas, políticas e sócio-culturais de um campo transdisciplinar mobilizado para o enfrentamento da complexidade existente no Trabalho Social, confrontando os agenciamentos Modo Capitalista de Produção (MCP) presentes nas práticas sociais dos trabalhadores. O DI foi a estratégia, no âmbito da Intercessão-Pesquisa em andamento, para se tentar subverter a lógica disciplinar como efeito do trabalho na população. As experiências problematizadas podem contribuir para que outros trabalhadores que buscam a transformação social se inspirem para confrontar os processos instituídos na AS.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual