A inclusão de jovens com deficiência na escola é um direito presente no art. 205 da Constituição Federal e previsto também na Lei nº 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB/1996). A Lei nº 13. 146/2015, que institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência, reforçou esses direitos, ampliando o acesso e especificando o atendimento. O que de fato nos interessa é saber como as crianças e adolescentes com deficiência, sobretudo DI (Deficiência Intelectual), tem assegurados seus direitos de educação nas aulas de História. Tratando-se de um tema novo para nós, esta apresentação visa um primeiro contato com o assunto, partindo de um mapeamento bibliográfico que permita responder as seguintes perguntas: 1) De que forma os professores de História são formados para trabalhar com a inclusão desses sujeitos? 2) Quais percursos formativos estes professores realizam para dar conta da inclusão em sala de aula? 3) Que tipos de materiais didáticos acessíveis são pensados e produzidos por estes professores/as, permitindo o acesso à aprendizagem histórica por alunos com deficiência? Esta apresentação está vinculada a um projeto de pesquisa de nome homônimo, registrado no Sistema Acadêmico de Projetos, da Universidade Federal do Pampa, onde atuo como professor na área de Ensino de História e Estágios Supervisionados.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual