O objetivo deste trabalho é analisar o papel que a pesquisa bibliográfica desempenha na construção do conhecimento científico enquanto método, buscando compreender como se dá a elaboração da pesquisa bibliográfica até o resultado final que irá compor os saberes científicos. A temática é relevante uma vez que a pesquisa bibliográfica é uma metodologia capaz de fundamentar estudos científicos, e justifica-se pois pode contribuir para a disseminação do conhecimento acerca dessa temática para que possa ser utilizada com propriedade por aqueles que a utilizam quando da elaboração de estudos de cunho científico. A pesquisa é de natureza teórica qualitativa, adotando-se o método hipotético-dedutivo e o procedimento metodológico eleito foi o de pesquisa bibliográfica, utilizando recursos físicos e eletrônicos disponíveis.
Os Anais do X Encontro Humanístico Multidisciplinar e IX Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares reúnem trabalhos apresentados na edição de 2024 do EHM/CLAEHM, realizada em formato online, entre os dias 03 e 05 de dezembro de 2024. A edição teve como tema “Convergências Multidisciplinares nas Ciências Humanas: Novos Paradigmas para um Mundo em Transformação”, marcando a trajetória de dez anos do Encontro Humanístico Multidisciplinar.
O evento integra uma série de atividades acadêmicas promovidas pelo Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura, CLAEC, e pelo Instituto Conexão Sociocultural, CONEX, com apoio da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Campus Jaguarão. Sua proposta consiste em reunir pesquisadores, estudantes, docentes, profissionais e demais interessados nas Ciências Humanas e Sociais, favorecendo o diálogo multidisciplinar e a circulação de pesquisas voltadas à compreensão dos desafios contemporâneos.
Esta publicação registra parte da produção apresentada nos Grupos de Trabalho da edição, valorizando a pluralidade de temas, abordagens e experiências compartilhadas durante o evento. Os textos aqui reunidos expressam o compromisso do EHM/CLAEHM com a difusão científica, a formação acadêmica e o fortalecimento de redes de pesquisa em perspectiva multidisciplinar.
Dados conferidos na página de inscrição da edição de 2024, que informa nome oficial, datas, modalidade, realização, apoio e tema da edição.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual