A carta nasce como gesto de diálogo e partilha, inspirada pela proposta freireana de uma escrita que une vida e formação. A autora relembra sua infância, quando escrevia cartas para o pai migrante, que não teve acesso à escolarização. Essas cartas, iluminadas pelo candeeiro, eram mais que notícias: eram sonhos e mundos imaginados. Em 2021, durante o mestrado, conheceu a carta pedagógica por meio da professora Nilda, sua orientadora. Esse gênero revelou-se prática formativa e espaço de resistência, capaz de acolher, denunciar e anunciar. Em tempos de pandemia, tornou-se ponte de encontro e afeto, aproximando pessoas mesmo na ausência física. Desde então, passou a integrar sua trajetória acadêmica, sendo utilizada em eventos como os Fóruns de Leituras Paulo Freire e em produções acadêmicas, incluindo sua dissertação. A carta pedagógica é compreendida como modo de presença e construção de vínculos, reafirmando os ensinamentos de Paulo Freire sobre curiosidade, pesquisa e abertura ao inédito. A autora narra também sua travessia rumo ao doutorado, quando se sentiu motivada a escrever uma carta pedagógica para a seleção da Universidade de Caxias do Sul. Esse gesto acolhedor reforçou a ideia de que a educação é prática de liberdade, capaz de transformar realidades e reinventar trajetórias. Atualmente, envolvida na resenha do livro Varal de Cartas Pedagógicas, reafirma o poder da escrita como espaço de escuta, reflexão e construção de saberes. A carta, portanto, é apresentada como território de formação, ponte entre pessoas e experiências, gesto de afeto e compromisso com a educação transformadora.
Os Anais do XI Encontro Humanístico Multidisciplinar e X Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares reúnem trabalhos vinculados à edição de 2025 do EHM/CLAEHM, realizada em formato online, entre os dias 09 e 11 de dezembro de 2025. A edição teve como tema “Políticas Culturais e Ética da Tecnologia: Direitos Digitais e Governança Cultural em Perspectiva Multidisciplinar”, propondo um espaço de reflexão sobre os atravessamentos entre cultura, tecnologia, direitos digitais, governança e produção de conhecimento nas Ciências Humanas.
O EHM/CLAEHM tem como objetivo reunir e promover a interação entre diferentes contribuições científicas e acadêmicas nas Ciências Humanas, especialmente no campo multidisciplinar. A proposta do evento valoriza a análise de objetos complexos a partir de múltiplas perspectivas, reconhecendo que cada área do conhecimento contribui para ampliar a compreensão dos fenômenos sociais, culturais, educacionais e tecnológicos.
A edição de 2025 foi promovida pelo Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura, CLAEC, e pelo Instituto Conexão Sociocultural, CONEX, com apoio da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Campus Jaguarão. Esta publicação registra os trabalhos recomendados para os Anais, preservando a memória acadêmica do evento e contribuindo para a difusão aberta da produção científica apresentada nos Grupos de Trabalho.
Comitê Organizador
Copresidente e Editor-chefe: Me. Bruno César Alves Marcelino (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura)
Copresidente e Editora-chefe adjunta: Dra. Juliana Porto Machado (Instituto Conexão Sociocultural)
Comitê Científico Permanente:
Dra. Cristiane Dambrós (Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura) – Presidenta
Dra. Ahtziri Erendira Molina Roldán (Universidad Veracruzana – México)
Dra. Betania Maciel (Universidade Federal de Pernambuco)
Dr. Daniel Levine (University of Michigan – Estados Unidos)
Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dr. Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia)
Dr. Fabricio Pereira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dra. Isabel Cristina Chaves Lopes (Universidade Federal Fluminense)
Dr. José Serafim Bertoloto (Universidade de Cuiabá)
Dra. Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Ludmila de Lima Brandão (Universidade Federal de Mato Grosso)
Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Universidad de Guadalajara – México)
Dra. Marie Laure Geoffray (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – França)
Dra. Sandra Catalina Valdettaro (Universidad Nacional de Rosário – Argentina)
Dra. Senilde Alcântara Guanaes (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Dra. Susana Dominzaín (Universidad de la República – Uruguai)
Dra. Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Dr. Wilson Enrique Araque Jaramillo (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)
Dados catalográficos:
Título: Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares
e-ISSN: 2763-5120
Nome da Editora: Editora CLAEC
Cidade: Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050.
Periodicidade: Anual