USO DA TÉCNICA FALAR-MOSTRAR-FAZER NA ABORDAGEM CLÍNICA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Autor
  • Juliana da Silva Bezerra
  • Co-autores
  • Hanna Luiza Rodrigues da Silva , Milena Maria Lima da Rocha , Ana Karina Melo Monteiro da Rocha , Maria Nazaré de Almeida Nunes Lima , Híttalo Carlos Rodrigues de Almeida
  • Resumo
  • Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é caracterizado como um transtorno do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação e interação social, que possui níveis leves, moderados e severos. Portanto, uma das técnicas utilizadas pelos cirurgiões-dentistas, para o fácil atendimento de pacientes com TEA, seria a do falar-mostrar-fazer. Objetivo: Relatar a importância da técnica falar-mostrar-fazer na abordagem clínica do cirurgião-dentista aos pacientes pediátricos com TEA. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico, utilizando como descritores: “transtorno do espectro autista e manejo odontológico”. Os critérios de inclusão foram artigos nos idiomas de português e espanhol, publicados nos últimos quatro (4) anos. Resultados: Devido o autismo afetar a interação social, a mudança na rotina traz dificuldade em certas execuções, uma delas são os serviços de atendimento odontológico. Dessa forma, muitos odontopediatras recorrem a diversas técnicas para realização do procedimento. A técnica falar-mostrar-fazer demonstra de forma visual, auditiva e tátil o que irá proceder com o paciente, utilizando ferramentas lúdicas e instrumentais presentes no consultório, que será utilizado no atendimento, para explicação do que será realizado, fazendo com que, dessa forma, além de criar um vínculo dentista-paciente, ele se sinta mais seguro. Conclusão: Por fim, a técnica falar-mostrar-fazer traz consigo grandes benefícios para a realização do atendimento a crianças com TEA, pois faz com que, além de explicar de forma lúdica, o paciente entenda o que está acontecendo com ele. Entretanto, a anamnese é de extrema importância para obtenção de informações sobre o paciente, pois, a depender do caso, talvez haja a necessidade de atrelar esta técnica com outra, garantindo, de todas as formas, o bem-estar do paciente com transtorno do espectro autista.

  • Palavras-chave
  • Transtorno do Espectro Autista, Cirurgião-Dentista, Crianças
  • Área Temática
  • Odontopediatria / Ortodontia
Voltar Download

PDF ANAIS ELA 2024

 

 

ANAIS DO IV ENCONTRO DE LIGAS ACADÊMICAS

ANAIS DO IV ENCONTRO DE LIGAS ACADÊMICAS - ELA 2024 - UNINASSAU/PE - ISBN 978-65-01-27077-7
FICHA CATALOGRÁFICA PDF

É com grande entusiasmo que apresentamos os ANAIS do IV Encontro de Ligas Acadêmicas, realizado nos dias 03 e 04 de maio de 2024. O evento marcou um incrível momento de troca de conhecimentos, inovação e colaboração entre acadêmicos de odontologia, pesquisadores e profissionais da área.

Os trabalhos apresentados refletem o compromisso de seus autores com o avanço científico.

Gostaríamos de agradecer a todos os participantes, autores, avaliadores e colaboradores, cujo empenho tornou possível a realização deste encontro.

Desejamos a todos uma leitura enriquecedora e que estas produções científicas contribuam para fortalecer o conhecimento e a prática em odontologia.

Atenciosamente,

Anna Beatriz da Paz Santos e Kauã Vinicius Januario da Silva

Coordenadores do Comitê Científico do IV ELA

  • Cirurgia / Implantodontia
  • Dentística / Harmonização Orofacial
  • Endodontia
  • Patologia Bucal / Radiologia / Periodontia
  • Odontopediatria / Ortodontia
  • Reabilitação Oral / Prótese / Oclusão
  • Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial
  • Saúde Coletiva / Odontogeriatria
  • Pacientes com Deficiência
  • Novas Tecnologias
  • Odontologia Hospitalar / Odontologia do Esporte
  • Odontologia Legal

COMISSÃO CIENTÍFICA DO IV ENCONTRO DE LIGAS ACADÊMICAS - ELA 2024

 

Presidente

Antonio Airton de Sousa Filho

Vice-Presidente

Thayane da Silva Areco

 

COMITÊ CIENTÍFICO

ANNA BEATRIZ DA PAZ SANTOS (Coordenadora)

KAUÃ VINICIUS JANUARIO DA SILVA (Coordenador)

Brenda Eduarda Barreto Carvalho

Evelyn Almeida Nascimento

Maria Eduarda Batista Alves

ANAIS DO IV ENCONTRO DE LIGAS ACADÊMICAS - ELA 2024 - UNINASSAU/PE - ISBN 978-65-01-27077-7

CONTATO

elaoficial2023@gmail.com

 

ORGANIZAÇÃO

  • PRESIDÊNCIA

Antonio Airton de Sousa Filho - Presidente do ELA 2024

Thayane da Silva Areco - Vice-Presidente do ELA 2024

  • COMITÊ CIENTÍFICO

ANNA BEATRIZ DA PAZ SANTOS (Coordenadora)

KAUÃ VINICIUS JANUARIO DA SILVA (Coordenador)

Brenda Eduarda Barreto Carvalho

Evelyn Almeida Nascimento

Maria Eduarda Batista Alves

  • COMITÊ DE EVENTOS E CERIMONIAL

ADRIANNE CUSTÓDIO PAES (Coordenadora)

JÚLIA MARQUES DA SILVA (Coordenadora)

Ana Beatriz Barbosa de Andrade

Ayrton Senna da Silva Teixeira

Estephany Nibbering Rodrigues

Jessica Rayane Fiel da Costa

José Henrique de Góis Salgado Sampaio Furtado

Victor Emanuel Mendes dos Santos Silva

  • COMITÊ FINANCEIRO E PATROCÍNIO

IZABELY MARTINS GOMES DA SILVA (Coordenadora)

TAYNÁ LARISSA BRITO VIEIRA (Coordenadora)

Dayvid Henrique Alves de Brito

Giovana Gease André Bezerra de Sá Guedes

Lucas Alves Maciel

Lucas Camelo Campos

Thialy Carolina Silva Santos

  • COMITÊ DE MARKETING

ANA VITÓRIA SOUZA BEZERRA (Coordenadora)

IRENE ARAÚJO DE CARVALHO (Coordenadora)

Bianca Gabrielle Alves Barbosa de Melo

João Victor Lisboa Biondi de Almeida

Lamone Vitória Pereira da Silva

Lara Isabella de Souza Lima

Thiago Ferreira de Almeida Xavier

  • COMITÊ DE CREDENCIAMENTO

ANA JÚLIA SILVA LEITE (Coordenadora)

Juliana da Silva Bezerra

Lorena Nogueira Chaves Rodrigues

Marianna Dayane Alves de Souza dos Santos

 

APOIO INSTITUCIONAL

Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) - Recife, PE.

Fundação de Apoio ao Centro de Assistência Social da PMPE (FCAS)