MANEJO DE PACIENTES PORTADORES DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO

  • Autor
  • Mateus Fernando Souza Leite
  • Co-autores
  • Ana Gisele Vasconcelos Bezerra , Betânia Carvalho de Brito Barroso , Rômulo Henrique Moura do Monte dos Santos , Brenda Eduarda Barreto Carvalho , Tereza Cristina Correia
  • Resumo
  • Introdução: O transtorno do espectro do autista  (TEA) é caracterizado por interação social e comunicação prejudicadas, pela presença de comportamentos repetitivos e interesses restritos. Tais características têm impacto na saúde bucal desses indivíduos como o risco à cárie, doença periodontal e bruxismo. Crianças com TEA são agitadas e podem apresentar hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Essas características dificultam para os profissionais examinarem esses pacientes. Portanto, crianças com TEA representam um desafio para a Odontologia, sendo válido o uso de estratégias adaptadas e específicas no atendimento odontológico. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura a respeito do manejo de pacientes portadores do transtorno do espectro autista no atendimento odontológico. Metodologia: Foi realizado um levantamento dos artigos através  dos bancos de dados PubMed, Scielo, BVS, Scopus e Web of science. Utilizando os descritores “Transtorno autístico”; “Assistência odontológica para pessoas com deficiência.”. Foram aceitos revisões de literatura, meta análise, ensaios clínicos randomizados nos idiomas português, francês e inglês dentro dos últimos 5 anos, onde foram obtidos, como resultado final, 5 artigos para esta produção. Resultados: Poucos profissionais tratam pacientes com TEA, muitos  alegam a falta de treinamento e dificuldade de manejar os problemas de cooperação destas crianças. Os fatores que podem dificultar as consultas odontológicas são: a ansiedade resultante desta situação, que tira a criança com TEA da sua rotina, e a agressão sensorial que o consultório constitui. Diferentes ferramentas podem ser usadas para o condicionamento do paciente, como a pedagogia visual e métodos que utilizam o princípio da exposição progressiva e repetida que inclui notadamente duas técnicas: dessensibilização e desvanecimento do estímulo, permitindo assim melhorar o comportamento  da criança. Conclusão: Crianças com TEA são pacientes com necessidades específicas e que demandam uma maior necessidade de tempo clínico e utilização de métodos comportamentais que possam aumentar a colaboração do paciente e facilitar o atendimento.

  • Palavras-chave
  • Transtorno autístico. Assistência odontológica para pessoas com deficiências.
  • Área Temática
  • Pacientes com Deficiência
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PDF ANAIS ELA 2024

 

 

ANAIS DO IV ENCONTRO DE LIGAS ACADÊMICAS

ANAIS DO IV ENCONTRO DE LIGAS ACADÊMICAS - ELA 2024 - UNINASSAU/PE - ISBN 978-65-01-27077-7
FICHA CATALOGRÁFICA PDF

É com grande entusiasmo que apresentamos os ANAIS do IV Encontro de Ligas Acadêmicas, realizado nos dias 03 e 04 de maio de 2024. O evento marcou um incrível momento de troca de conhecimentos, inovação e colaboração entre acadêmicos de odontologia, pesquisadores e profissionais da área.

Os trabalhos apresentados refletem o compromisso de seus autores com o avanço científico.

Gostaríamos de agradecer a todos os participantes, autores, avaliadores e colaboradores, cujo empenho tornou possível a realização deste encontro.

Desejamos a todos uma leitura enriquecedora e que estas produções científicas contribuam para fortalecer o conhecimento e a prática em odontologia.

Atenciosamente,

Anna Beatriz da Paz Santos e Kauã Vinicius Januario da Silva

Coordenadores do Comitê Científico do IV ELA

  • Cirurgia / Implantodontia
  • Dentística / Harmonização Orofacial
  • Endodontia
  • Patologia Bucal / Radiologia / Periodontia
  • Odontopediatria / Ortodontia
  • Reabilitação Oral / Prótese / Oclusão
  • Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial
  • Saúde Coletiva / Odontogeriatria
  • Pacientes com Deficiência
  • Novas Tecnologias
  • Odontologia Hospitalar / Odontologia do Esporte
  • Odontologia Legal

COMISSÃO CIENTÍFICA DO IV ENCONTRO DE LIGAS ACADÊMICAS - ELA 2024

 

Presidente

Antonio Airton de Sousa Filho

Vice-Presidente

Thayane da Silva Areco

 

COMITÊ CIENTÍFICO

ANNA BEATRIZ DA PAZ SANTOS (Coordenadora)

KAUÃ VINICIUS JANUARIO DA SILVA (Coordenador)

Brenda Eduarda Barreto Carvalho

Evelyn Almeida Nascimento

Maria Eduarda Batista Alves

ANAIS DO IV ENCONTRO DE LIGAS ACADÊMICAS - ELA 2024 - UNINASSAU/PE - ISBN 978-65-01-27077-7

CONTATO

elaoficial2023@gmail.com

 

ORGANIZAÇÃO

  • PRESIDÊNCIA

Antonio Airton de Sousa Filho - Presidente do ELA 2024

Thayane da Silva Areco - Vice-Presidente do ELA 2024

  • COMITÊ CIENTÍFICO

ANNA BEATRIZ DA PAZ SANTOS (Coordenadora)

KAUÃ VINICIUS JANUARIO DA SILVA (Coordenador)

Brenda Eduarda Barreto Carvalho

Evelyn Almeida Nascimento

Maria Eduarda Batista Alves

  • COMITÊ DE EVENTOS E CERIMONIAL

ADRIANNE CUSTÓDIO PAES (Coordenadora)

JÚLIA MARQUES DA SILVA (Coordenadora)

Ana Beatriz Barbosa de Andrade

Ayrton Senna da Silva Teixeira

Estephany Nibbering Rodrigues

Jessica Rayane Fiel da Costa

José Henrique de Góis Salgado Sampaio Furtado

Victor Emanuel Mendes dos Santos Silva

  • COMITÊ FINANCEIRO E PATROCÍNIO

IZABELY MARTINS GOMES DA SILVA (Coordenadora)

TAYNÁ LARISSA BRITO VIEIRA (Coordenadora)

Dayvid Henrique Alves de Brito

Giovana Gease André Bezerra de Sá Guedes

Lucas Alves Maciel

Lucas Camelo Campos

Thialy Carolina Silva Santos

  • COMITÊ DE MARKETING

ANA VITÓRIA SOUZA BEZERRA (Coordenadora)

IRENE ARAÚJO DE CARVALHO (Coordenadora)

Bianca Gabrielle Alves Barbosa de Melo

João Victor Lisboa Biondi de Almeida

Lamone Vitória Pereira da Silva

Lara Isabella de Souza Lima

Thiago Ferreira de Almeida Xavier

  • COMITÊ DE CREDENCIAMENTO

ANA JÚLIA SILVA LEITE (Coordenadora)

Juliana da Silva Bezerra

Lorena Nogueira Chaves Rodrigues

Marianna Dayane Alves de Souza dos Santos

 

APOIO INSTITUCIONAL

Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) - Recife, PE.

Fundação de Apoio ao Centro de Assistência Social da PMPE (FCAS)