INTRODUÇÃO: A Dentinogênese Imperfeita (DI) é uma condição genética que afeta a formação da dentina, resultando em elementos com variações na coloração e predisposição ao desgaste. Essa alteração compromete principalmente os molares decíduos, fundamentais no alinhamento da dentição permanente e função mastigatória. Nesse contexto, as coroas de aço, que, embora tenham caído em desuso devido a questões estéticas, ainda se configuram como uma das alternativas mais eficazes para a preservação dos dentes posteriores em casos de DI. OBJETIVO: Avaliar o uso de coroas de aço na preservação de molares decíduos acometidos pela dentinogênese imperfeita. METODOLOGIA: O presente trabalho consiste em uma revisão integrativa, realizada a partir de estudos disponíveis nas bases de dados PubMed e SciELO. Foram incluídos artigos publicados nos últimos 10 anos (2015-2025), nos idiomas português e inglês. A busca foi conduzida utilizando descritores extraídos do DeCS/MeSH: “Coroa Dentária”, “Dentinogênese Imperfeita” e “Odontopediatria”, combinados entre si pelo operador booleano “AND”. No total, foram encontradas 17 publicações, das quais 5 atenderam aos critérios de inclusão: ensaios clínicos, relatos de caso e estudos comparativos. Foram excluídas meta-análises, revisões de literatura e aquelas que não envolveram pacientes pediátricos. RESULTADOS: Duráveis e econômicas, as coroas de aço preservam espaço, morfologia e saúde gengival. Sua aplicação rápida dispensa etapas laboratoriais e deve ser realizada antes da erupção dos molares permanentes, pois o desgaste é mais significativo nos decíduos. No entanto, apesar de resistirem aos fluidos orais, evitando manchamentos, podem apresentar contato deficiente. CONCLUSÃO: Devido à funcionalidade e durabilidade, as coroas de aço destacam-se como opção superior na preservação de molares decíduos afetados pela DI. No entanto, sua aplicação é limitada pela falta de capacitação profissional, além da priorização excessiva de aspectos estéticos, os quais não devem ser os únicos determinantes em um tratamento restaurador.
ANAIS DO V ENCONTRO DE LIGAS ACADÊMICAS
ANAIS DO V ENCONTRO DE LIGAS ACADÊMICAS - ELA 2025 - UNINASSAU/PE - ISBN 978-65-979488-0-2
FICHA CATALOGRÁFICA
É com grande entusiasmo que apresentamos os ANAIS do V Encontro de Ligas Acadêmicas, realizado nos dias 16 e 17 de maio de 2025. O evento marcou um incrível momento de troca de conhecimentos, inovação e colaboração entre acadêmicos de odontologia, pesquisadores e profissionais da área.
Os trabalhos apresentados refletem o compromisso de seus autores com o avanço científico.
Gostaríamos de agradecer a todos os participantes, autores, avaliadores e colaboradores, cujo empenho tornou possível a realização deste encontro.
Desejamos a todos uma leitura enriquecedora e que estas produções científicas contribuam para fortalecer o conhecimento e a prática em odontologia.
Atenciosamente,
Thaissa Vitória Albuquerque dos Santos
Coordenadora do Comitê Científico do V ELA
Comissão Organizadora
ELA
Comissão Científica
Thaissa Vitória Albuquerque dos Santos (coordenadora)
Brian Nicholas de Oliveira Gonçalves
Giulia Gabriele Barbosa da Silva
Laura Luise Felix dos Santos
Maria Eduarda Coutinho Figueirêdo de Araújo
Maria Fernanda de Brito Marques Nunes
Manoela Sobreira Pereira Clementino
Paulo Vinícius Gonçalves da Silva