Introdução: As trincas dentárias são uma realidade muito presente na odontologia, se não tratadas ou diagnosticadas tardiamente, podem evoluir para a Síndrome do Dente Rachado, caracterizada por uma trinca incompleta. Essa síndrome é de difícil diagnóstico, pois as trincas muitas vezes são sutis e discretas e passam despercebidas, sendo necessária uma rigorosa análise clínica do cirurgião-dentista. Objetivo: Abordar, por meio de uma revisão de literatura, as principais estratégias de diagnóstico e tratamento da síndrome do dente rachado. Metodologia: foi realizada uma coleta bibliográfica nas bases de dados Google acadêmico e PubMed através dos descritores “Síndrome de Dente Quebrado” e “Cracked Tooth Syndrome”, sendo selecionados 9 artigos. Os critérios de inclusão foram: trabalhos publicados de 2020 a 2025 nos idiomas português e inglês, artigos de revisão de literatura, Trabalhos de Conclusão de Curso e dissertações de mestrado. Foram excluídos da seleção relatos de casos, capítulos de livros, artigos não gratuitos e que não abordaram a temática do estudo. Resultados: Ainda há dificuldade no que diz respeito ao diagnóstico da síndrome do dente rachado, principalmente pela difícil visualização clínica. O profissional deve estar atento à sintomatologia e a alguns fatores apresentados pelo paciente como: dor ao mastigar, hábitos parafuncionais, mudanças bruscas de temperaturas entre quente e gelado e hábitos deletérios. Uma boa análise e inspeção clínica com sonda milimetrada, utilização de corantes, radiografias e tomografia computadorizada, vai garantir um diagnóstico mais preciso possibilitando eleger uma adequada opção de tratamento, podendo incluir desde ajustes oclusais, a utilização de bandas ortodônticas, restaurações diretas ou indiretas, até tratamento endodôntico. Conclusão: É de extrema importância que o cirurgião-dentista esteja capacitado para a realização do correto diagnóstico, a fim de aplicar a forma de tratamento mais adequada para cada paciente.
Palavras-Chave: Síndrome de dente quebrado. Diagnóstico. Odontologia.
Eixo temático: Eixo VI– Odontologia restauradora.
ANAIS DO V ENCONTRO DE LIGAS ACADÊMICAS
ANAIS DO V ENCONTRO DE LIGAS ACADÊMICAS - ELA 2025 - UNINASSAU/PE - ISBN 978-65-979488-0-2
FICHA CATALOGRÁFICA
É com grande entusiasmo que apresentamos os ANAIS do V Encontro de Ligas Acadêmicas, realizado nos dias 16 e 17 de maio de 2025. O evento marcou um incrível momento de troca de conhecimentos, inovação e colaboração entre acadêmicos de odontologia, pesquisadores e profissionais da área.
Os trabalhos apresentados refletem o compromisso de seus autores com o avanço científico.
Gostaríamos de agradecer a todos os participantes, autores, avaliadores e colaboradores, cujo empenho tornou possível a realização deste encontro.
Desejamos a todos uma leitura enriquecedora e que estas produções científicas contribuam para fortalecer o conhecimento e a prática em odontologia.
Atenciosamente,
Thaissa Vitória Albuquerque dos Santos
Coordenadora do Comitê Científico do V ELA
Comissão Organizadora
ELA
Comissão Científica
Thaissa Vitória Albuquerque dos Santos (coordenadora)
Brian Nicholas de Oliveira Gonçalves
Giulia Gabriele Barbosa da Silva
Laura Luise Felix dos Santos
Maria Eduarda Coutinho Figueirêdo de Araújo
Maria Fernanda de Brito Marques Nunes
Manoela Sobreira Pereira Clementino
Paulo Vinícius Gonçalves da Silva